Curiosidades

Sapo de 270 milhões de anos é nomeado em homenagem a Kermit, dos Muppets

0

Uma nova espécie milenar de sapo recebeu o nome de Kermitops, e você não imagina de onde veio essa homenagem inusitada: do boneco Kermit, dos Muppets!

Recentemente, cientistas do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, identificaram e batizaram um fóssil de anfíbio com aproximadamente 270 milhões de anos.

Este fóssil permaneceu armazenado no museu por mais de 40 anos sem passar por uma análise detalhada.

No entanto, esse não é o principal ponto. Seu nome oficial foi uma homenagem a um dos sapos mais famosos da cultura pop: Kermit, dos Muppets, ou Caco, em português!

Os Muppets

Via Flickr

Os Muppets são um grupo de personagens criados pelo famoso marionetista Jim Henson. Eles surgiram pela primeira vez em 1955 em um programa de televisão local nos Estados Unidos chamado “Sam and Friends”.

No entanto, foi em 1976 que os Muppets ganharam reconhecimento mundial com o programa de variedades “The Muppet Show”.

O “The Muppet Show” era uma série de televisão que combinava comédia, música e humor, apresentando um elenco diversificado de personagens, tanto humanos quanto criaturas fantásticas e bonecos.

O programa passava em um teatro de variedades. O apresentador era o icônico sapo Kermit, ou Caco, nos países de língua portuguesa, junto com uma série de outros personagens memoráveis.

Alguns dos personagens principais dos Muppets incluem:

  • Kermit the Frog (Caco, o Sapo): O líder dos Muppets, conhecido por sua voz e personalidade amigável.
  • Miss Piggy: Uma porca antropomórfica e diva, frequentemente apaixonada por Kermit e conhecida por sua personalidade forte e temperamental.
  • Fozzie Bear: Um urso comediante que é famoso por suas piadas ruins e seu chapéu xadrez.
  • Gonzo: Uma criatura azul estranha e excêntrica, muitas vezes retratada como um entusiasta do teatro e das acrobacias.
  • Animal: Um baterista frenético e impulsivo que adora rock and roll.
  • Statler e Waldorf: Dois velhos críticos que se sentam na varanda e fazem comentários sarcásticos sobre o show.

O programa é famoso nos Estados Unidos e em todo o mundo, e seu protagonista mais popular se tornou a homenagem desse fóssil.

No entanto, essa seleção não foi meramente arbitrária: o Kermitops gratus apresenta características parecidas. Por exemplo, um focinho levemente pontiagudo e olhos proeminentes, que se assemelham aos do personagem.

Os resultados desta pesquisa foram publicados na última quinta-feira, 21, na revista Zoological Journal of the Linnean Society.

Via Artnet News

Kermitops gratus

Segundo investigação, a palavra “ops” em grego significa “cara de”, assim, “Kermitops” alude à semelhança do animal com o sapo dos Muppets.

Quanto ao epíteto “gratus”, originado do latim “gratidão”, é uma forma de homenagear e expressar gratidão pelo trabalho de Nicholas Gotton III, paleontólogo já falecido da Smithsonian, responsável pela descoberta do fóssil deste anfíbio.

A explicação para a considerável demora na catalogação deste animal é que ele foi descoberto durante as escavações para a formação Clear Fork, no Texas, em 1984.

No entanto, devido à grande quantidade de ossos que resgataram do local, nem todo o material da escavação passou por análise naquele momento.

Calvin So, doutorando na Universidade George Washington e principal autor do artigo, expressou sua intenção de alcançar um público mais amplo ao nomear a espécie em homenagem ao famoso sapo Kermit.

Assim, conforme explicação, essa seria uma maneira de tornar a descoberta mais popular fora da bolha científica.

Via Flickr

Sobre o Kermitops

Segundo as informações fornecidas no estudo, o Kermitops é considerado um representante primitivo da superclasse dos tetrápodes. Isso porque eles existem antes mesmo da Era dos Dinossauros, que ocorreu entre 251 e 66 milhões de anos atrás.

Com um tamanho estimado que dificilmente ultrapassaria os 15 centímetros, é possível que tenha sido um antigo membro da classe dos anfíbios, embora esteja bastante distante do clado que engloba os sapos e as salamandras contemporâneas.

 

Fonte: Aventuras na História, Wikipedia

Imagens: PICRYL, Flickr, Flickr, Artnet News

Nós temos lágrimas diferentes para cada ocasião

Artigo anterior

O ‘vermelho inesperado’ realmente funciona na decoração, segundo designers

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido