Curiosidades

Nurdles: descubra o problema das lágrimas de sereias

0

Os nurdles, também chamados de “lágrimas de sereia”, são um tipo de microplásticos primários (de 1 mm a 5 mm de tamanho) que estão presentes no oceano.

Os nurdles são considerados um dos principais contribuintes para o lixo marinho. De acordo com estudo, pesquisadores afirmam que eles são os contaminantes mais comuns nas praias e mares.

Eles acrescentam que os nurdles achados nas praias de banho de East Lothian, na Escócia, estavam cobertos com E. coli, bactéria que provoca intoxicação alimentar.

Os nurdles à base de água podem ser uma matéria-prima da produção de plástico, assim como pedaços maiores de plástico. O material pode ser encontrado em grande escala na mancha de lixo do Grande Pacífico.

O que é o nurdles e como ele chega aos oceanos?

Earth 911

O nurdles também é chamado de “pelotas de plástico de pré-produção”. O material é utilizado como base de quase todos os produtos plásticos. Eles podem ser feitos de polietileno, polipropileno, poliestireno, cloreto de polivinila, e demais plásticos.

As pelotas de plástico que escapam do processo de produção para os oceanos são uma fonte significativa de poluição nos oceanos e nas areias. Esse material é pequeno e facilmente transportado durante a criação e até mesmo a fabricação final.

Por isso, eles podem chegar ao meio ambiente através de tubulações com defeitos, podendo ser levados pelo vento para fora da terra e até mesmo causar derramamento em massa. No oceano ou no meio ambiente, eles representam risco à vida animal e para as pessoas.

De acordo com um estudo, a poluição pelos nurdles é encontrada nos sedimentos e nas áreas de praias. Além disso, os dois principais materiais localizados são o polietileno e polipropileno.

O impacto ambiental das pelotas de plástico

Green Me

Esses pequenos pedaços de plástico ameaçam a vida marinha, com isso, muitos animais estão morrendo engasgados com nurdles. Ele é constantemente visto no trato digestivo de diversas espécies marinhas, o que provoca danos fisiológicos devido à lixiviação de plastificantes.

Também é importante ressaltar que as lágrimas de sereia podem levar dois tipos de micropoluentes ao ambiente marinho, os aditivos plásticos nativos e poluentes hidrofóbicos absorvidos da água do mar. Além disso, os utilizados em produtos de cosmético também são encontrados nos oceanos.

Outra preocupação é que os nurdles podem ser colonizados por micróbios que fazem mal à saúde humana.

Pensando nesses fatores, aumentaram as organizações que conscientizam sobre os nurdles e seus perigos, assim como a coleta de dados, que ajuda a solucionar melhor esses problemas.

Levando em consideração a quantidade de nurdles que existem em nossos oceanos, cientistas e cidadãos registram as suas descobertas sobre os nurdles em um mapa global que mostra o nível de poluição do material em todo o mundo.

Ao todo, foram pesquisadas 1.610 praias em 18 países. As mais de 60 organizações envolvidas identificaram cerca de 139,8 nurdles por m².

Como ajudar na caça aos nurdles?

Fidra

Para as pessoas que desejam ajudar na caça aos nurdles e coletar dados de praias locais é necessário, primeiramente, conferir como se identifica um nurdle. Isso para não se confundir com uma bola de poliestireno, chumbinho ou fóssil antigo com um nurdle.

Além disso, é importante verificar algas e outros detritos marinhos, pois eles são uma rede de microplásticos. Logo depois de coletar os dados é preciso enviar para alguma organização que atue nesse combate.

É importante ressaltar a utilização de luvas para manusear materiais que contenham nurdles.

Fonte: Segredos do Mundo

Qual é a cor favorita das aranhas?

Matéria anterior

A pior sequela da Covid-19

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications