Curiosidades

O cachorro mais velho do mundo pode ser uma farsa

0

O cachorro é o melhor amigo do homem. Do mesmo jeito que nosso bichinho quer o nosso bem-estar, nós queremos o dele. Quem tem um cachorro em casa sabe que o animal se torna um membro da família. Por isso os tutores sempre desejam que seus cães sejam eternos, mas infelizmente a realidade não é essa.

A idade máxima dos cachorros é inversamente proporcional ao seu tamanho. Ou seja, quanto maior for o animal, as chances de ele viver muitos anos são menores. Mas claro que existem algumas exceções, como por exemplo, Bobi. Ele é considerado o cachorro mais velho do mundo, com 31 anos.

No entanto, nessa semana, o Guinness World Records suspendeu o recorde de Bobi. Isso aconteceu depois de dúvidas a respeito da veracidade sobre a idade dele, que foram apontadas por um time de veterinários.

De acordo com o próprio Guinness, o recorde de cachorro mais velho do mundo era desse animal nascido no dia 11 de maio de 1992. O cachorro, que morava na aldeia de Conqueiros, em Portugal, teve uma vida bem longa, morrendo em outubro do ano passado.

Suspensão do recorde

Até o momento, a equipe do Guinness World Records disse que o título de cachorro mais velho de todos os tempos foi suspenso, “enquanto uma revisão está em andamento”.

Segundo uma nota enviada por eles na terça-feira dessa semana, a medida foi adotada com relação a Bobi depois que eles receberam vários questionamentos de veterinários. Outros profissionais também fizeram questionamentos públicos nas redes sociais.

Todos esses questionamentos foram feitos porque, em média, um animal da raça mastim-português, também conhecida como rafeiro-do-Alentejo, vive entre 10 e 14 anos, o que mostra o quão fora da realidade era a idade de Bobi.

Defendendo o cachorro, o tutor Leonel Costa confirmou a idade do seu antigo pet. Ainda conforme ele, a organização do Guinness ficou um ano fazendo revisões dos dados antes de dar o recorde para o animal, além disso, ele afirmou que não ganhava nenhum dinheiro por conta do recorde do seu pet.

Bobi não tinha somente um recorde, mas dois. Ele era o cachorro mais velho do mundo e o cachorro vivo mais velho. Depois que ele morreu, o Guinness já estava à procura de um novo animal para ter esse título. Antes de Bobi, o recorde era de Spike, um chihuahua dos EUA. Até dezembro de 2022, o animal tinha 22 anos e pesava 5,85 quilos.

E com a suspensão do recorde de Bobi como cachorro mais velho, é de se assumir que, pelo menos temporariamente, o recorde volte ao antecessor. Nesse caso, o recorde era de Bluey, um boiadeiro-australiano da Austrália que viveu aproximadamente 29 anos, de 1910 até 1939.

Vida

Canaltech

Embora nem todos os cachorros vão viver tanto quanto Bobi, existem algumas coisas que podem ajudar o seu cachorro a ter uma vida mais longa e saudável e que os tutores devem ficar de olho.

Observar a cintura

Manter o peso corporal saudável é um fator que está relacionado com a longevidade em uma grande variedade de espécies, o que quer dizer que garantir que os cachorros não estejam com excesso de peso e conseguir controlar a ingestão de calorias deles é um cuidado que deve ser tomado.

Ter um peso corporal mais magro não será melhor somente para seu cachorro a longo prazo, como também pode ajudar a limitar o impacto de algumas condições de saúde, como por exemplo, a osteoartrite.

Passear

Assim como para nós, os exercícios para os cães têm vários benefícios, tanto físicos como psicológicos. A atividade física pode ajudar a controlar o peso corporal do animal e também está relacionada com efeitos antienvelhecimento em outras espécies geneticamente parecidas.

Por mais que o exercício por si só não aumente a vida do seu cão, ele pode ajudar a protegê-lo contra o excesso de peso corporal. Além disso, uma pesquisa sugere que os passeios deixam os cachorros felizes.

Ensinar coisas novas

O cão envelhece não somente fisicamente. Por isso, manter a mente do cão ativa também é importante. E ao contrário do ditado popular, um cão velho pode sim aprender novos truques, tendo como resultado a manutenção do cérebro e do corpo mais jovem.

Algumas coisas que podem ser feitas é trabalhar o olfato do seu cão e treiná-lo para encontrar objetos pelo cheiro. Outra atividade que pode ser feita é a hidroterapia. Ela é um tipo de exercício de natação que pode ser uma ótima opção para os cachorros que têm problemas que os impedem de se exercitar normalmente.

Ir ao veterinário

Claro que o ponto mais importante para a saúde do seu animal é ter um acompanhamento com um veterinário. E ter um bom relacionamento com o veterinário te dará a possibilidade de personalizar o melhor tipo de tratamento para o seu cachorro.

Fonte: Canaltech, Science alert

Imagens: Instagram, Canaltech

Google muda informações a respeito do modo anônimo do Chrome depois de processo

Artigo anterior

Saiba quais são as 10 principais causas de morte no mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido