O “caso da lagosta” que quase gerou uma guerra

    Você sabia que o Brasil se envolveu em um conflito com o governo da França por conta da captura de lagostas? Veja um breve resumo da história por trás desse impasse marítimo.

Imagem gerada por IA

Como tudo começou

No início da década de 1960, a França acabou perdendo muitas áreas marítimas onde explorava e dominava a pesca. Isso ocasionou no abalo do estoque de lagostas francesas.

Portanto, o país demostrou interesse nas costas Nordestinas brasileiras, de forma mais especifica em Recife. Então, uma delegação francesa foi enviada com o intuito de realizar pesquisas sobre os viveiros de lagostas.

Em Março de 1961, o Brasil emitiu a autorização válida, apenas, por 180 dias. Contudo, apenas 3 embarcações poderiam ser enviadas juntas com alguns Representantes da Marinha Brasileira.

A reviravolta

À medida que esses fiscais iam enviando os relatórios para o governo brasileiro, ficava claro que havia 1 embarcação a mais que a acordada, ou seja, 4.

Além disso, os quatro barcos estavam pescando de forma desregrada pois queriam levar as lagostas para a Europa.

Poucos meses depois, a França  conseguiu outra autorização, mas sua postura se manteve: eles estavam pescando de forma ilegal e acabaram sendo expulsos da plataforma continental brasileira.

A lagosta quase causou uma guerra entre o Brasil e a França

 A disputa diplomática pelo crustáceo

Durante 1962, os dois países negociaram a fim de estabelecerem uma forma de coexistirem em paz. A França argumentava que por se deslocar dando saltos, a lagostz deveria ser “considerada um peixe, não um recurso. 

O comandante da Marinha do Brasil,disse :

” Por analogia, se lagosta é peixe porque se desloca dando saltos, então o canguru é uma ave”.

   Como acabou o conflito 

Antes da resolução, houve um golpe militar e em 1964, na ditadura, o Brasil e a França chegaram a um acordo.

A decisão envolvia limitar a quantidade e o tempo que a França poderia capturar as lagostas na costa Brasileira. Não apenas isso, o lucro, também, deveria ser repartido. Ou seja, o conflito foi resolvido sem chegar à guerra de fato,  mas pode ser considerado um “impasse diplomático “

 

 

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Lagosta

 

Post Anterior

Próximo Post

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...