O mágico mundo das raposas selvagens da neve

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      16/12/14 às 19h30

Raposas são animais sagrados e profundos, e eu não preciso discutir a respeito disso ou sequer tentar argumentar: basta perceber o olhar da foto-título e das demais dessa matéria para ver que esses caninos são bem diferentes de cachorros, e na verdade assemelham-se muito mais aos soturnos e inteligentes - ainda que nada dóceis - felinos.

Caçadas exaustivamente ao longo dos séculos e vistas como pragas por fazendeiros, esses animais têm sido perseguidos e hoje já são considerados animais noturnos, algo que não é necessariamente sua natureza e sim uma necessidade para fugir dos predadores humanos, como explica a fotógrafa Roeselien Raimond. Mas é melhor ver as imagens do que ficar tagarelando:

red_fox_snow3__880 red_fox_snow_storm1__880 red_fox_shaking1__880

 

"Foi um inverno extremo com muita neve, e eu mal podia enxergar, o que dizer então tirar uma foto. Mas aí essa raposa apareceu, e ela parecia tão calma e leve que a simples visão dessa criatura mágica me fez esquecer de todas as inconveniências e imediatamente trouxe algum calor de volta ao meu coração", contou a fotógrafa.

Red fox (vulpes vulpes) enjoys rolling in the snow happy_fox_snow1__880 fox_whiteout1__880   fox_smiling_snow1__880 Red fox (vulpes vulpes) crossing a frozen lake

"É difícil - senão impossível - viver de fotografias da natureza. As minhas são vendidas para arquivos e galerias de arte e publicadas em várias revistas internacionais, mas hoje em dia, fotógrafos precisam ser realmente criativos pra gerar dinheiro de suas fotografias. Dar workshops de fotografia e manipulação digital é um meio mais fácil e confiável de ser remunerado", explica.

fox_first_snow1__880 fox_fighting_snow1__880 Fifty-Shades-Of-White-With-A-Touch-Of-Red-New-Fox-Photos-In-Winter-By-Roeselien-Raimond6__880

"Algo que todas elas têm em comum é a sua imprevisibilidade: com uma raposa, você jamais sabe o que vai acontecer. Elas podem estar caçando, dormindo, nadando...Será que elas ao menos vão estar lá? É esse tipo de pergunta que faz eu imergir cada vez mais em suas maneiras intrigantes."

Fifty-Shades-Of-White-With-A-Touch-Of-Red-New-Fox-Photos-In-Winter-By-Roeselien-Raimond5__880 Fifty-Shades-Of-White-With-A-Touch-Of-Red-New-Fox-Photos-In-Winter-By-Roeselien-Raimond3__880 Fifty-Shades-Of-White-With-A-Touch-Of-Red-New-Fox-Photos-In-Winter-By-Roeselien-Raimond2__880

"A última coisa que me interessa é que uma raposa me veja como um armário de comida ambulante. Eu estou interessada em testemunhar e capturar o seu comportamento natural. Portanto, eu preciso me fazer praticamente "invisível" e uma parte completamente ignorável do ambiente, esperando e torcendo para que aconteça diante de mim aquele momento especial das raposas..."

Fifty-Shades-Of-White-With-A-Touch-Of-Red-New-Fox-Photos-In-Winter-By-Roeselien-Raimond1__880 Fifty-Shades-Of-White-With-A-Touch-Of-Red-New-Fox-Photos-In-Winter-By-Roeselien-Raimond__880

 

"Criatividade, natureza e pessoas sempre foram os aspectos mais importantes da minha vida e eu estou sempre tentando achar uma combinação perfeita. Enquanto eu puder ser criativa, sentir a grama sob os meus pés e o cheiro do ar fresco, preferivelmente compartilhando isso com alguma companhia agradável, estarei bem", defende Raimond. É, quem não queria isso? Eu queria, e queria também ser uma raposa na próxima vida, já que estamos na seção de pedidos.

Pra ver mais maravilhas naturais, dê uma olha nessa galeria de GIFs e nesse post.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+