• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O material mais forte do universo pode ser uma "massa nuclear"

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      24/09/18 às 15h28

Você faz alguma ideia do que é uma massa nuclear? A massa nuclear é um dos estágios finais da vida de uma grande estrela. É também chamada de estrela de prótons e é um dos materiais mais fortes do universo. Mas como é que surge essa massa nuclear?

As estrelas têm todo um ciclo de vida que é mantido estável pela fusão de hidrogênio em seu núcleo. No entanto, chega um momento que o hidrogênio vai se acabando. E devido a esse sistema estável, o núcleo da estrela começa a sugar toda a matéria ao seu redor. E isso também aumenta a velocidade do campo gravitacional ao redor da estrela, que vai ficando cada vez mais forte até que ela entre em colapso e exploda!

A massa nuclear

Dessa explosão surge uma supernova, a estrela formada apenas por nêutrons. A densidade do núcleo é tão forte que puxa todos os prótons e elétrons que se anulam e formam a massa nuclear.

Os cientistas já sabiam da existência da massa nuclear, no entanto não tinham conhecimento de sua força. Várias simulações computadorizadas foram realizadas. A conclusão foi de que seria necessário uma força 10 milhões de vezes maior do que a necessária para quebrar o aço.

O que faz com que as massas nucleares sejam o material mais forte que existe no universo. E os cientistas acreditam que essas massas existem apenas dentro das estrelas de nêutrons. Não há nenhum outro fenômeno capaz de produzir algo igual.

Força se deve a densidade

Toda essa força se deve a extrema densidade das estrelas de prótons, mas o que é essa densidade? Para exemplificar melhor do que estamos falando, imagine a massa de 1,3 milhão de Terras dentro de uma cidade americana. É basicamente um pequeno espaço, partícula, compartimento que suporta uma grande quantidade de matéria.

Toda essa densidade gera uma crosta na estrela de nêutrons e dependendo da intensidade, é possível até que se formem pequenas montanhas nessa superfície. Essa crosta de fato apresenta alguma semelhança com o macarrão, só que amassado e por isso, também é chamado de macarrão estelar.

Próxima Matéria
Via   infoescola     ciberia     livescience  
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+