O que aconteceria se a lua desaparecesse?

A lua está entre os corpos celestes mais pesquisados. O nosso satélite natural influencia marés, movimenta os oceanos, é responsável pela vida nos mares, estabilizar o clima, fazer com que a Terra mantenha seu eixo e servir como proteção contra asteroides. Por conta de tudo isso vem a dúvida sobre o que aconteceria se a lua desaparecesse.

Sabendo de tudo o que ela influencia, é possível imaginar que as consequências seriam grandes, mas a realidade é que eles podem ser bem piores do que o imaginado e poderia até ser o fim da vida como se conhece hoje.

Consequências se a lua desaparecesse

O Globo

De acordo com os cientistas, a primeira coisa que aconteceria se a lua desaparecesse seria uma noite bem mais escura. Isso aconteceria porque a superfície do satélite natural reflete a luz do sol e ilumina o céu noturno. Então, sem o brilho indireto, todos os locais que não tem acesso à luz artificial iriam ficar bem mais escuros do que as pessoas veem atualmente.

Outra consequência seria vista nos animais porque vários predadores, como corujas e leões, dependem da iluminação criada pela lua para caçar. Embora esses animais sofreriam se a lua desaparecesse, outros prosperariam, como os roedores, o que mudaria o equilíbrio natural das coisas.

Essas consequências ainda seriam pequenas. Como a lua influencia significativamente as marés por conta da sua força gravitacional, se a lua desaparecesse o movimento das marés seria bem mais lento, aproximadamente um terço do normal. Contudo, é importante dizer que ela não parariam de se mover por completo porque o sol também exerce uma atração gravitacional nos oceanos, mesmo que menos que a lua.

Mesmo assim, os efeitos mudariam de forma drástica os ecossistemas costeiros e poderiam até destruir vários deles com a interrupção do fluxo de energia, água, minerais e outros recursos. Dentre os ecossistemas mais afetados estariam os que ficam nas áreas oceânicas entre as marés alta e baixa.

Como o movimento das marés também impulsiona as correntes oceânicas, que direcionam os padrões climáticos globais, se a lua desaparecesse eles não existiriam e as temperaturas ficariam bem mais extremas e eventos climáticos extremos aconteceriam mais frequentemente.

A última consequência de a lua não existir seria a inclinação do eixo da Terra mudar de forma drástica. Felizmente  não existe nenhuma evidência de que a lua desaparecerá no futuro próximo.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: O Globo

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...