Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

0

Essa pergunta é bem polêmica e causa medo em muita gente. O assunto até já foi tema de filmes sobre tragédias naturais e até hoje a pegunta ainda permanece no ar.

E o planeta Terra é motivo de muitas teorias feitas por aí. Uma dúvida que muitas pessoas tinham sobre ela e que já explicamos para você, aqui no site da Fatos Desconhecidos, é sobre Por que o nosso planeta se chama Terra se somos cobertos por quase 70% de água? (Clique aqui e confira a matéria).

Alguns cientistas fazem previsões tão temíveis sobre a possibilidade desse fenômeno acontecer algum dia, que não gostam nem de comentar sobre o que acham que aconteceria caso a Terra parasse de girar um dia.

E o que aconteceria se a Terra parasse de girar? O que poderia acontecer com as formas de vida e o próprio planeta? Qual será a velocidade de giro da Terra?

espaço01

Imagine você estando dentro de um carro transitando com velocidade a 1600 quilômetros por hora e, de repente, algo fizesse ele parar inexplicavelmente? Isso mesmo, sua morte estaria decretada instantaneamente.

O biólogo do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociência da USP, Wellinton Delitti, afirma que se um dia a Terra não girar mais, a situação mais provável que aconteceria seria a extinção total da vida no nosso planeta.

47313_Papel-de-Parede-Planeta-Terra--47313_1280x960

O biólogo conta que tudo começaria pelo sistema climático, a vida dos seres humanos e a circulação marinha. Segundo ele,  “uma área do planeta ficaria virada para o Sol, podendo ficar exposta a altas temperaturas, assim como outra parte ficaria totalmente escura, com a possibilidade de baixíssimas temperaturas“.

Conforme este vídeo explica, tudo pode piorar depois:

O vento sopraria a uma velocidade maior que a da explosão de uma bomba atômica e isso causaria um erosão devastadora em toda a crosta terrestre, sem contar que esse fenômeno de alta velocidade provocaria incêndios por todas as partes do planeta.

O nosso corpo voaria para a direção leste a uma velocidade de cerca de 465 metros por segundo, se a pessoa estiver perto da linha do Equador ou 368 metros por segundo se a pessoa estiver perto da cidade de San Francisco.

terra-alien-size-598

O núcleo de ferro da Terra imediatamente iria parar e, sem sua rotação, a Terra acabaria perdendo seu campo magnético protetor e a radioatividade do Sol mataria toda forma de vida sobrevivente.

O professor do Instituto de Física da Unicamp, Marcelo Knobel, afirma que “A Terra sairia de uma velocidade de aproximadamente 900 km/h (em latitude de 45°) para zero, causando uma forte freada, mas essa velocidade pode variar, dependendo da latitude.”

 

Por que sentimos vontade de vomitar quando colocamos o dedo na garganta?

Matéria anterior

Afinal de contas, quando o homem começou a falar?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos