Curiosidades

O que aconteceu com a chinesa que usava filtro solar todos os dias?

0

Você usa filtro solar? Se sim, com qual frequência? Além disso, você usa em excesso ou não? Caso sua resposta seja sim para todas as questões, cuidado. Uma chinesa, que teve tosses violentas resultando em 10 costelas fraturadas, ficou chocada ao saber que seus ossos haviam se tornado frágeis devido ao uso excessivo de protetor solar.

De acordo com informações disponibilizadas pela imprensa, o uso excessivo de filtro solar ocasionou uma grave deficiência de vitamina D. A mulher, de apenas 20 anos, é natural da província de Zhejiang, no leste da China. As tosses começaram quando a jovem dormiu uma noite em um tapete de palha, para combater o calor.

Devido às frequentes tosses adquiridas, a mulher resolveu buscar ajuda médica. Em sua primeira visita ao médico, foi diagnosticada com asma predominantemente alérgica. Entretanto, os violentos episódios de tosse revelaram um problema de saúde ainda maior.

As reais consequências

1 70 600x401, Fatos Desconhecidos

Após os ataques de tosse, Xiao Miao, pseudônimo utilizado pela mídia chinesa, passou a experimentar fortes dores no lado esquerdo do peito. Em uma nova visita ao centro clínico, exames revelaram que a dor estava sendo causada por costelas quebradas.

Nesse ínterim, a equipe médica descobriu que a jovem apresentava uma densidade óssea significativamente menor do que a média da população feminina chinesa. Além disso, sua densidade óssea era também menor que a das mulheres da sua idade.

Segundo a imprensa, Miao possuía deficiência de vitamina D e seus níveis de cálcio e fósforo no sangue eram criticamente baixos. De acordo com a jovem, em um esforço para evitar o bronzeado, Miao, usualmente, ficava em ambientes fechados. A jovem também utilizava filtro solar fator 50, sempre que saía.

A pele

2 66 600x285, Fatos Desconhecidos

A obsessão por manter a pele branca, quase pálida, sempre foi documentada no país. Além disso, tal hábito remonta aos tempos antigos, quando a cor da pele estava associada à realeza e à riqueza. Os camponeses, que trabalhavam nos campos, ficavam bronzeados, enquanto os membros da classe alta eram de pele clara.

De acordo com a equipe médica, que atendeu a jovem, o hábito de utilizar o filtro solar, todos os dias, ocasionou 10 fraturas nas costelas. Ainda segundo os médicos, as pessoas da idade de Miao podem absorver a quantidade necessária de vitamina D, ao se exporem à luz do sol por 20 minutos, três vezes por semana.

Devido ao uso excessivo de protetor solar, no corpo de Miao não havia vitamina D suficiente sintetizada.

O uso do filtro solar

Capa 44 600x328, Fatos Desconhecidos

O uso do protetor solar é extremamente importante. O filtro solar ajuda a combater o câncer de pele, que pode ser causado pelo longo período de exposição ao sol. Além disso, também evita a insolação, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões, entre outras complicações.

O protetor solar, para muitos especialistas, não deve ser utilizado apenas em dias de sol. Deve-se também aderir ao produto até mesmo durante o inverno. Especialistas afirmam que a eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta, que deve ser aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele. De todas as formas, em caso de dúvidas, o melhor é procurar ajuda profissional.

7 objetos mágicos de bruxaria usados ao longo da História

Matéria anterior

7 métodos para evitar a gravidez que todo mundo pode exigir no SUS

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos