7 remédios caseiros para tosse que realmente funcionam

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      30/05/18 às 15h18

Todos nós sofremos com a tosse de vez em quando. Seja por uma gripe ou devido a uma reação alérgica, querendo ou não sempre teremos que lidar com ela algumas vezes ao longo da vida. Ela pode aparecer quando vírus, pólen, poeira, ou mesmo bactérias, irritam terminações nervosas presentes em nossas vias aéreas. A tosse simplesmente é uma reação de nosso organismo tentando limpar essas passagens.

Embora seja algo bastante normal e comum, convenhamos... Essa situação pode ser bem desconfortável e acaba nos atrapalhando a executar uma série de tarefas durante o dia a dia. E é claro, farmácias estão cheias de remédios e xaropes que podem curar a tosse, mas você pode optar por métodos alternativos que saem mais baratos e podem sim ser mais eficientes. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 remédios caseiros para tosse que realmente funcionam. Confere aí!

1 - Gengibre

Para curar a tosse muita gente já faz uso do gengibre e de fato, é um ótimo remédio caseiro. Para tirar o maior proveito da especiaria, você pode prepará-la de duas formas. Na primeira você pode cortar pequenos pedaços e esmagá-los levemente. Em seguida, basta adicionar os pedaços dentro de uma panela com água fervente e esperar alguns minutos. Feito isso, é só coar o líquido e bebê-lo. É como se fosse um belo chazinho. Se for de sua preferência, também pode adicionar um pouco de mel à bebida.

Como forma alternativa, você pode mastigar um pequeno pedaço de gengibre fresco, de duas a três vezes por dia. Dessa forma você também conseguirá aliviar a tosse.

2 - Cúrcuma

Também conhecido como Açafrão-da-Terra, aplica um efeito terapêutico principalmente para aquelas tosses mais secas. Em uma panela, ferva um copo de água e adicione uma colher do açafrão, deixando ferver por 2 ou 3 minutos. Como opção, você também pode adicionar um pouquinho de pimenta preta. Em seguida, coloque a bebida em um copo, adicione uma colher de mel para deixar o gosto mais agradável, e beba. O ideal é tomar um copo desses por dia.

3 - Alho

Sim, o alho também é bastante funcional contra a tosse. Em sua composição podemos encontrar componentes antimicrobianos e antibacterianos, sendo uma escolha excelente para o tratamento. Da mesma forma que nos outros casos, ferva um copo de água e adicione de 2 a 3 dentes de alho. Em seguida, espere a água atingir a temperatura ambiente e misture uma colher de mel e beba. Pode não ter o melhor gosto do mundo, mas certamente ajudará a facilitar sua respiração e diminuir outros sintomas que acompanham a tosse.

4 - Limão

O limão é um poderoso aliado no combate contra a tosse. Por ser rico em vitamina C, ele é capaz de ajudar a reduzir inflamações e também age contra infecções. Existem diversas formas que você pode usar a fruta, inclusive, fazendo um bom xarope. Misture 3 colheres de suco de limão com uma colher de mel, por exemplo. Tomando a mistura de 3 a 4 vezes no dia, sua tosse poderá ir embora dentro de pouco tempo.

5 - Cebola

Quando a tosse não te dá um tempo, até mesmo a cebola pode ser uma boa aliada. Para garantir o alívio, tudo que você precisa fazer é misturar 1/2 colher de chá de suco de cebola com uma colher de mel, e engolir. Faça isso pelo menos duas vezes por dia..

6 - Tomilho

O tomilho já é bastante conhecido por suas substâncias terapêuticas para o tratamento de problemas respiratórios, a exemplo de bronquite e pneumonia. E também é excelente opção para tratar a tosse constante. Faça um chá da planta, esmagando algumas de suas folhas e fervendo em água quente. Cubra o copo com o chá e deixe por cerca de 10 minutos em infusão. Em seguida, coe e beba. Acredite, o alívio pode acontecer de forma praticamente instantânea.

7 - Leite

Naturalmente o leite já é excelente para nossa saúde. E se você pretende se livrar daquela tosse seca e chata, também poderá contar com mais essa ajuda. Leita quente com um pouquinho de mel ajuda a hidratar e limpar o organismo. Dessa forma, você ainda poderá contar com alívio em dores no peito, que podem ocorrer devido à tosse. No entanto, se você estiver com aquela tosse carregada de secreção, descarte essa opção. O leite poderá piorar a situação.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem algum outro remédio caseiro que também funciona? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+