Ciência e Tecnologia

7 coisas que você faz com frequência e estão destruindo o seu cérebro

0

O cérebro é com certeza um dos órgãos mais importantes para o funcionamento do corpo humano. Ele coordena o funcionamento de grande parte do que acontece interna e externamente para que a gente consiga continuar vivendo, compreendendo e interagindo com o ambiente ao nosso redor.

Pensando assim, seria natural manter um estilo de vida que mantenha um cérebro cada vez mais saudável e capaz de uma melhor performance mental. No entanto, não é isso o que acontece na vida da maioria das pessoas, que mantêm hábitos extremamente negativos para o funcionamento do órgão.

Aqui estão algumas das atividades provavelmente comuns em sua rotina que podem estar afetando o seu cérebro.

1 – Tomar café em excesso

Quantas pessoas você conhece que não conseguem resistir ao cheiro ou ao sabor do café? Durante o expediente, para renovar as energias, ou logo que acorda, para ter força para encarar o dia. O hábito é extremamente comum, mas pode ser negativo. Apesar de dar uma sensação de energia, o café, na verdade, engana receptores do cérebro de forma que ele não perceba que você está cansado ou improdutivo. O uso excessivo pode fazer com que a pessoa se torne cada vez mais dependente, gerando problemas de saúde e de rendimento. Se você quiser entender mais, pode conferir nosso texto que explica o que acontece no seu corpo quando você para de beber café.

2 – Dormir mal

Além de causar danos à saúde e potencialmente remover anos de sua expectativa de vida, a falta de sono tem efeito direto no cérebro. Dormir é a forma do cérebro regenerar parte de suas células, incluindo dentro da cabeça. Também é nessa fase que conexões neurais são desenvolvidas e memórias construídas. Se você abandona as boas noites de sono, a flexibilidade mental para de ser eficaz na proteção contra degeneração e problemas cerebrais no futuro.

3 – Não tomar café da manhã

Pular a primeira refeição do dia logo que você acorda não danifica só o seu estômago, mas também deixa o cérebro faminto. A falta de nutrientes e energia suficientes para te manter disposto por um dia força o cérebro a trabalhar com mais força. Utilizar o cérebro sem ter nutrientes disponíveis é como esperar que um carro consiga andar sem ter gasolina.

4 – Deixar de beber água

Outra preocupação que muita gente dá pouca atenção é a hidratação ao longo do dia. Nosso cérebro é cerca de 80% água. Ter água suficiente para manter suas funções resulta em pensamento mais veloz, mais capacidade de concentração, criatividade e clareza. Beber muita água não só mantém várias funções do corpo em pleno funcionamento, como ajuda a hidratar o cérebro.

5 – Se expor a dispositivos eletrônicos

A presença de dispositivos eletrônicos em nossa vida parece ser capaz de solucionar todo tipo de problemas, porém representa um alto potencial de dano cerebral. A tecnologia nos fez capazes de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, mas isso afeta a capacidade de atenção em adultos, a partir da reorganização cerebral. Poder pesquisar coisas online o tempo todo faz com o que o cérebro prefira guardar a informação de acessar o Google durante o dúvida do que realmente buscar a resposta dentro dele.

6 – Comer muito açúcar e comidas não saudáveis

Alto consumo de açúcar faz com que o cérebro libere quantidades de dopamina como recompensa. Com o tempo, ele pode pensar que a prática é necessária para a sobrevivência e provocar o constante desejo por mais. Quem consome muito açúcar também pode ter picos de insulina, gerando sensação de cansaço e a necessidade por cada vez mais consumo. O mesmo efeito pode ser percebido no consumo das chamadas ‘junk foods’, que carregam grandes quantidades de adoçantes, naturais ou artificiais.

7 – Não estimular o cérebro

Sim, o tédio mata. A falta de estímulo do cérebro pode fazer com que as células cerebrais morram com mais velocidade. Existe uma necessidade de desenvolvimento de plasticidade cerebral para que as células continuem vivas e saudáveis. Resolver charadas, contas matemáticas ou jogar jogos de estratégia pode ajudar a manter várias células resistentes e em funcionamento.

O cérebro é como o quartel general do corpo, então não economize esforços na hora de cuidar da saúde dele.

Círculo de Fogo 2 – Scott Eastwood aparece com armadura Jaeger [Atualizado]

Matéria anterior

Artista de 17 anos cria ilustrações incríveis com memórias da sua infância

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications