• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que é o líquido que fica dentro das bolhas?

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      15/08/16 às 18h35

Praticamente todo mundo já teve o desprazer de ter uma bolha nos pés ou nas mãos, por exemplo. Essas bolhas podem ser causadas por inúmeros motivos, como o uso de sapatos de salto ou muito apertados, por ter feito algum trabalho pesado, algum tipo de queimadura, etc.

Infelizmente, quase ninguém se salva delas, que aparecem como num passe de mágica. Acabamos por perceber que elas existem por conta da dor que causam. Talvez por serem muito comuns poucas pessoas se perguntam porque existe aquele líquido dentro delas.

Essas lesões, conhecidas como "bolhas", são salientes por serem um mecanismo de defesa, o qual o organismo utiliza para recuperar a pele após o dano causado por algum atrito, queimadura, alergia, infecções virais, etc.

Essas bolhas se formam na epiderme (camada superior da pele), provenientes da derme (camada inferior), sendo resultado de eventos como os descritos anteriormente. No processo os sacos de plasma, líquido contido no sangue, liberam o fluido característico dessas lesões. Algumas pessoas acreditam que esse líquido torna a lesão muito mais difícil e dolorosa, mas na verdade, além de proporcionar a restauração da área afetada, ainda nos protege de infecções cutâneas.

01

Pois funciona como uma espécie de campo protetor para que a derme não sofra mais danos. Ela é composta pelo líquido linfático ou linfa, que contém glóbulos brancos, com grande quantidade de linfócitos que, por sua vez, combatem bactérias e agentes estranhos que podem agravar o quadro.

Estourar ou não?

02

Quando estamos com uma bolha a tendência é sentirmos a necessidade de mexer, principalmente de estourá-la, na tentativa de aliviar o desconforto. Porém, especialistas recomendam deixá-las o mais intactas possível. Principalmente aquelas pessoas que possuem problemas cardíacos ou diabetes, pois são mais propensas a sofrerem complicações. Essas feridas se curam sozinhas.

Quando não mexemos nelas, a pele irá, eventualmente, reabsorver o líquido e a parte superficial irá se aderir à derme novamente, mantendo afastado o risco de infecção, isso porque qualquer ferida aberta é uma gigante porta de entrada para agentes indesejados em nosso organismo.

03

O que, por vezes, é um pouco difícil pelo fato de as bolhas serem muito sensíveis e estarem passíveis de estourarem sozinhas, por conta da fricção ou contato com qualquer superfície, principalmente se estiverem nas mãos ou pés. Por isso, é aconselhável sempre manter o local limpo e coberto com algum tipo de bandagem para evitar que elas estourem.

Mas, existem casos em que a pressão do líquido é forte e, ao invés de diminuir, ela aumenta cada vez mais. Nesses casos o melhor é, realmente, furá-las para retirar o líquido.

Caso isso aconteça, utilize uma agulha esterilizada com álcool ou peróxido de hidrogênio, para punçar a ferida, liberando o plasma, sem a necessidade de remoção da pele, que faz um trabalho de "tampa" protetora. Depois de retirar o líquido aplique cremes antibióticos e cubra com um curativo. A mesma medida deve ser tomada se a ferida se esvaziar sozinha.

Para evitar bolhas nos pés

04

Nunca mais ter bolhas nos pés é algo que ninguém pode garantir, mas existem algumas coisas que podemos fazer para diminuir (e muito) a probabilidade de que elas apareçam. Como por exemplo, amarrar os cadarços de maneira firme, afim de reduzir o atrito entre a pele e o calçado. Outro meio é usar meias finas sob uma mais grossa quando estiver usando sapatos novos. Usar adesivos de proteção também ajudam, e muito!

Geralmente, o fluido da bolha é esbranquiçado e, às vezes, pode haver sangue. Há casos em que ele pode ser um tanto quanto amarelado ou esverdiado, com pus, odor ou vermelhidão ao redor do machucado, quando isso acontece é essencial procurar um demartologista, pois esses são sinais de infecção.

Gostaram da matéria pessoal? Vocês já tiveram bolhas? O que fizeram para melhorar? Fizeram certo ou errado? Encontraram erros na matéria? Possuem alguma dúvida? Sugestão? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+