Curiosidades

O ser humano consegue mudar o tamanho da pupila quando preciso. Coisa que se pensava impossível

0

Através dos olhos de uma pessoa você pode saber várias coisas. Não é por acaso que a máxima diz que os olhos são as janelas da alma. Neles é possível notar o humor da pessoa, sinais de cansaço, ou até mesmo se ela está ou não curtindo determinada situação ou pessoa.

A pupila do olho é uma parte bem importante. Geralmente, ela muda de tamanho conforme a luz do ambiente ou distância do objeto que está sendo enxergado. E ela faz isso sem que nós percebamos.

Contudo, segundo um novo relato de um caso, um estudante de 23 anos na Alemanha consegue diminuir e aumentar o tamanho de sua pupila sob demanda. Anteriormente, fazer isso era considerado impossível.

Pupila

Pupila, Fatos Desconhecidos

Na pupila, dois músculos minúsculos opostos funcionam como titereiros de cada uma. Eles fazem com que ela se dilate ou aumente seu tamanho em um lugar escuro para permitir que mais luz entre, ou então a comprimem quando o ambiente está claro demais para que a quantidade de luz seja limitada.

Geralmente, esse processo acontece de forma automática. A pessoa não precisa dizer às pupilas para que elas mudem o seu tamanho. No entanto, já se sabia que algumas  pessoas podiam mudar o tamanho das suas pupilas quando quisessem. Mas elas faziam isso usando métodos indiretos.

Um exemplo disso, os pesquisadores sabiam que somente por pensar no sol as pessoas conseguiam contrair suas pupilas. Da mesma forma que se elas pensassem em uma sala escura suas pupilas iriam se dilatar.

Tamanho

Pupila1, Fatos Desconhecidos

Entretanto, eles não esperavam que alguém conseguisse mudar o tamanho de suas pupilas diretamente, da mesma forma que um músculo. Esse pensamento caiu por terra quando esse estudante da Alemanha entrou em contado com Christoph Strauch, autor sênior do novo relato de caso e professor assistente de psicologia experimental departamento da Universidade de Utrecht na Holanda.

No estudo o jovem foi identificado apenas como DW. Foi relatado que DW percebeu que conseguia mudar o tamanho de suas pupilas por volta dos seus 15, 16 anos.

“Eu mostrei a um amigo que posso ‘tremer’ com meus globos oculares e ele percebeu que minhas pupilas ficaram pequenas. Contrair a pupila é como segurar, tensionar algo. Torná-la maior é como se soltar totalmente, relaxar o olho”, disse DW.

Caso

Pupila2, Fatos Desconhecidos

No começo, o jovem mudava o tamanho da sua pupila focando na frente ou atrás de um objeto. Mas depois de praticar, ele conseguia fazer o movimento sem focar em objetos. De acordo com DW, para mudar o tamanho da pupila basta apenas se concentrar no olho.  Ele disse que não precisa imaginar um ambiente claro ou escuro.

Segundo Strauch, é justamente isso que faz com que DW seja diferente das outras pessoas que também tem a capacidade de mudar o tamanho das pupilas. Como se isso não fosse o bastante, DW pode sentir os músculos da pupila diretamente. “É surpreendente, pois se pensava ser impossível”, pontuou Strauch.

Para confirmar que DW realmente tinha essa habilidade, os pesquisadores fizeram vários testes. Neles, eles não encontraram nenhuma indicação de que o jovem estava mudando o tamanho de suas pupilas de forma indireta.

DW consegui dilatar suas pupilas em até 2,4 centímetros de diâmetro e contraí-las em 0,88 milímetros de diâmetro. Tudo isso sem usar nenhum método.

Análises

Então, através da ressonância magnética funcional (fMRI) os pesquisadores descobriam uma ativação maior de determinadas partes do cérebro envolvidas na volição, ou capacidade de decidir e fazer alguma coisa por vontade própria.

Essa é uma habilidade que pode ser encontrada em outras pessoas? De acordo com Strauch, sim. E conseguir encontrar mais pessoas com essa habilidade pode ajudar os pesquisadores a entender melhor se existe uma estratégia para treinar as pessoas para fazer isso.

Fonte: https://www.sciencealert.com/this-german-student-can-dilate-his-pupils-on-command

Foto incrível do Hubble mostra fenômeno celestial raro

Matéria anterior

Terríveis tempestades que acontecem uma vez por século podem virar anuais em breve

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos