Curiosidades

Descubra o significado de 8 dos pesadelos mais comuns entre as pessoas

31

Ninguém gosta de ter pesadelos, mas uma vez ou outra, não é possível escapar desses sonhos considerados ruins. Aliás, eles são tão temidos assim porque têm poder de nos atormentar durante o sono, causar arritmia, sensações ruins e mesmo reflexos físicos, como o choro. Inclusive, para quem não sabe, esse tipo de sonho diz muito sobre cada pessoa, sobre a forma que ela anda se sentindo, as situações que tem enfrentado na vida e suas preocupações.

Portanto, um pesadelo nem sempre é desesperador. Assim como outros sonhos, os ruins podem vir carregados de simbolismo e quase nunca podem ou deve ser interpretados de forma literal.

Aliás, para te ajudar a dar sentido a esses sonhos e mandar de vez a preocupação ou a ansiedade irem embora, preparamos uma lista com os pesadelos mais comuns entre as pessoas. Confira o que cada um deles pode significar e o que estar fazendo com que você tenha uma noite não muito boa:

1. Sonhar que está perdido ou sem saída

1

Quando você tem esse tipo de sonho pode indicar que está passando por uma fase conturbada, sob pressão, em que você se sinta perdido ou sem encontrar a melhor forma de resolver seus dilemas. Esse tipo de pesadelo pode ser um aviso sobre a urgência que precisam ser resolvidos seus conflitos internos.

2. Sonhar que está caindo ou se afogando

2

Normalmente é uma consequência de um pesadelo anterior. Esse tipo de sonho também pode aparecer quando a pressão e os problemas se tornam insuportáveis sobre a pessoa. De forma geral, esse tipo de sonho demonstra ansiedade devido a alguma situação ou tarefa.

3. Sonhar que está nu ou vestido de forma inadequada

9

Sonhar que está pelado em público, normalmente tem a ver com a auto-estima. De acordo com especialistas, nos sonhos, as roupas funcionam como uma forma de encobrir aspectos da personalidade que não se quer revelar ou que não se sente confiante em mostrar.

Dessa forma, quem não tem problemas em ficar com as “partes à mostra”, geralmente não tem nada a esconder. Já, quando se fica desconfortável com a nudez, pode ser sinal de que há certas vulnerabilidades ou vergonha sobre algum aspecto da personalidade.

4. Sonhar com desastres

3

Dizem que pesadelos intensos como estes contêm uma carga expressiva de significados. Isso porque desastres, naturais ou não, dizem muito sobre o estado mental de uma pessoa. Dessa forma, esse tipo de sonho representa seu interior frente a algumas situações com as quais você não está conseguindo lidar.

5. Sonhar que sua casa está sendo roubada ou sofrendo algum dano

4

Sonhar com sua casa simboliza sonhar consigo mesmo. Isso porque, conforme alguns interpretações, a fachada representa sua auto-imagem e o interior da residência, a forma que você se organiza por dentro. Se em seu pesadelo alguma parte da casa ou objeto for quebrado, representa que algum sentimento seu foi quebrado.

Da mesma forma, sonhos com objetos sendo perdidos ou roubados, representam sentimentos internos conturbados. Pode significar também que você está suscetível ao engano ou teme que algo valioso seu esteja em risco.

6. Sonhar com problemas no carro

5

No sonho, o carro representa o corpo físico e a aparência externa do automóvel representa a percepção externa que a pessoa tem de si mesma. Os objetos sobre o capô representam os sentimentos.

Quando você sonha que está dirigindo um carrão, mas bagunçado por dentro, esse pode ser um reflexo dos seus sentimentos na vida real. Sonhar que se está prestes a sofrer um acidente de carro pode representar sentimentos de impotência ou falta de controle.

7. Sonhar que está sofrendo lesão, doença ou morte

6

Dizem que sonhar com a morte pode indicar que a pessoa que apareceu em seus sonhos ou alguém próximo de você vai morrer. Mas, nem todas as interpretações desse sonho precisam ser negativas: em muitos casos pode significar apenas um forte sentimento de mudança.

Por outro lado, sonhar com doença ou lesão pode representar dor emocional. Por exemplo, em pesadelos que um ente querido morre, pode estar falando mais alto o medo de que aquela pessoa realmente se vá.

Sonhar que está morrendo em vez da outra pessoa, significa que você é mais capaz de suportar uma grande preocupação do que pensa. Além disso, esses sonhos nem sempre indicam coisas ruins, até porque sonhos em si são cheios de simbolismos e podem não representar o óbvio.

8. Sonhar que é perseguido ou atacado

7

Não raro, esse tipo de pesadelo significa uma resposta do corpo a um sentimento de luta ou fuga, muito comum quando as pessoas estão enfrentando perigos, medos ou ansiedade. Nessas situações, as preocupações tomam corpo e se transformam em um atacante ou perseguidor e as ações realizadas por quem está sonhando, na tentativa de se livrar do perigo, representam uma reação às tensões da realidade.

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam que encontraram a resposta definitiva

Matéria anterior

Já imaginou ter uma visão noturna natural? Uma injeção criada por biohackers pode fazer isso possível

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

31 Comentários

  1. Já tive um pesadelo em que estava sendo perseguido e passei a noite toda chorando.

  2. que triste olha o meu,Estava no escuro sendo percegido por algo escuridão profunda quando vi meinha casa:ah 500m akela coisa apareceu do meu lado eu tentei grita mas n saia voz da minha boka corri até uma parte de q n consegui se mexe fikei paralisado akela coisa apareceu do meu lado sem poder gritar ou correr fikei em choke acordei e pensei pork sera sonhei com algo tão real ?

  3. Já sonhei que alguém me seguia, eu não conseguia correr pra me salvar e nem gritar, é terrível ;-;

  4. já sonhei q tava correndo da loira do banheiro e n conseguia gritar para abrirem uma porta fechada,n dormi a noite toda

  5. Uma vez, sonhei que estava caminhando em uma estrada do inferno, uma estrada longa e ao meu redor (fora da estrada) havia lava, e nessa lava, pessoas chorando, gritando e clamando por piedade. E em meus braços havia uma criança, um bebê enrolado em trapos.
    A estrada n parecia ter fim

  6. vixi

  7. Em sonhos agitados eu caminhei só

    Em ruas estreitas de paralelepípedos

    Sob a luz das lampadas da rua

    Levantei minha lapela para me proteger do frio e umidade

    Quando meus olhos foram apunhalados

    Pelo brilho de uma luz de néon

    Que rachou a noite

    E tocou o som do silêncio

    E na luz nua eu vi

    Dez mil pessoas, talvez mais

    Pessoas conversando sem falar

    Pessoas ouvindo sem escutar

    Pessoas escrevendo canções

    Que vozes jamais compartilharam

    E ninguém ousava

    Perturbar o som do silêncio

  8. já sonhei sendo perseguida e foi o sonho mais impactante q eu tive. ñ pelo sonho em si, mas pela reação q ele causou no meu organismo. no sonho, eu era perseguida por dois bandidos que queriam me matar. eu estava num morro e subia as ruas correndo desesperadamente, tentando despistar os bandidos_ qnd acordei, eu estava suando, ofegante, com o coração ultra acelerado, com a sensação real de tensão e cansaço. é incrível como nosso cérebro consegue gerar imagens e sensações tão reais enquanto estamos dormindo.

  9. e no fundo tava tocando…i’m on the highway to hell (x

  10. De vez enquanto sonho com um deserto imenso em que o céu é totalmente branco sem nuvem alguma, mas dá pra se ver clarões de relâmpagos e sons de trovões e raios tocando a areia… e eu caminhava e caminhava sem chegar a lugar algum… e quando olhava para os lados só via areia e o céu branco nem mesmo as minhas pegadas era como se eu não tivesse saído do lugar… se alguém tiver algum palpite do que é? …comenta aí vlw

  11. O.O que sonho horrível cara… Eu já tive muitos sonhos horríveis (ou melhor, pesadelos…) mas não chega a isso

  12. ADR essa música mto boa

  13. Uma vez eu tava sonhando que tinha uma festa rolando com todos os alunos da minha turma na mansão de um amigo , ae eu sempre me perdia na mansão e eu não encontrava a saída e só encontrava portas que levava para outros lugares , ae eu encontrava bebês no caminho… entao eu levava eles juntos ateh encontrar a saída… e devolvia para as mães , que tinha acabado de dar a luz e estavam deitadas (como se estivesse em maternidades) , ae acontecia tudo denovo , eu me perdia e e encontrava bebês e achava a saída talz…

  14. Uma vez eu tava sonhando que eu fava sendo perseguido por um caminhão nas ruas movimentadas parecidos com as ruas de Tóquio , ae nao adiantava eu correr ou esconder.. eu sempre ouvia o barulho do caminhão e sempre fugia , eu ateh me fingia de morto mas não adiantava , ae eu acordei e não conseguir dormir..

  15. Na moral PSAKOKOPSAKPOSA eu ri dessaa porraa KSAKOPSAKPOSAKOPS

  16. Uma vez sonhei que meu amigo estava rindo da minha cara e eu fiquei com raiva e peguei um copo de vidro e comecei a rasgar o rosto dele, e com o rosto todo cortado continuava a rir de mim como se estivesse deboxando de mim por tentar machucá-lo. Depois de um tempo pensando nesse sonho, lembrei que havia ficado muito irritado com ele uns dias antes, e acho que meu sonho refletiu isso.

  17. cuidado,o Optimus Prime ta atraz de vc,kkkk

  18. eu já tive um sonho meio igual ao seu , só que no meu sonho eu estava em casa assistindo tv com a minha família , do nada apareceu como se foce um diabinho(provavelmente um demônio) na janela , mas logo desapareceu , então eu me levantei do sofá e fui pra cozinha , na cozinha tinha como se fosse um buraco na parede (no local onde estaria a porta) então eu continuei caminhando em direção do buraco , o chão começava a virar terra , e do nada era como se eu estivesse numa estrada de terra seca e bem queimada(praticamente preta) tinha pouquíssimas árvores , e as que tinha estavam sem folhas e completamente queimadas (pretas e secas e podres) o céu estava (completamente) cinza , e para onde eu olhava tudo estava deserto (não com areia mas sim sem ninguém) e parecia que apareciam uns diabinhos nos morros de terra que se formaram na beira da estrada (com esses detalhes eu supus que era o inferno) , e enquanto eu ia caminhando do nada eu acordei (essa última parte dos diabinhos nos morros de terra eu não me lembro muito bem pois faz muito tempo que eu tive esse sonho) . mas o mais estranho de tudo foi que quando eu acordei , eu não estava com medo nenhum , era com se eu não tivesse sentido medo em momento algum .

  19. esses dias eu sonhei q tava na rua escolhendo carros pra roubar..tinha um amigo comigo e mais seis dentro de um carro caso desse merda..na noite seguinte eu tava fazendo parte de uma quadrilha q armava uma especie de arma quimica em diversas casas entao eu entrei pra equipe q investigava essa quadrilha pra me disfarçar e tive uma crise de identidade no meio do sonho kkkkk

  20. Tenho vários pesadelos pra contar, mas o interessante é que a maioria deles (e os mais assustadores) envolvem aranhas. Ou é uma aranha gigante que me persegue, ou tem uma infestação de aranhas no lugar onde eu estou, ou tem uma INFESTAÇÃO de aranhas GIGANTES. Eu sou tão traumatizado com isso que na vida real até imagens de aranhas me arrepiam. Se eu ver alguma daquelas grandonas na minha frente, eu acho que eu infarto.

  21. q horror, cara

  22. heuheuehueh

  23. eu tinha uns 7 anos e já sonhei que eu, minha mãe, meu pai, minha avó e minha cachorrinha estávamos fugindo de uns cavaleiros que atiravam flechas, parecia uma época medieval, sei lá, mas eu lembro que a rua da minha casa, era uma floresta, tipo aquelas de Nárnia. fiquei com muito medo, correndo daqueles caras, até que atiraram uma flecha na minha avó, e eu vi ela caída no chão, toda ensanguentada no peito, depois, foi minha cachorra. ela estava com a flecha atravessada no abdômen.
    nem eu, meu pai e minha mãe morremos. acordei chorando , cheguei na cozinha e perguntei pra minha mãe aonde estava minha vó (eu morava no fundo da casa dela) sai correndo, e abrace ela e minha cachorra. o pior, foi que depois de 1 ou 2 anos sonhei com a mesma coisa, quase, mas foi tipo parte 2.

  24. para mim , agora que eu penso nisso , não sinto medo nenhum . para mim foi como se tivesse sido como um sonho normal , a única coisa é que tinha demônios e inferno , só isso (kkkk) .

  25. É andré, cmg tbm foi assim, acordei sem medo algum ou qualquer sentimento diferente. Apenas como qualquer outro dia, como se eu ja estivesse acostumado a visitar esse local

  26. quando a gente para pra pensar fica meio estranho , tipo , estar acostumado a visitar o inferno .

  27. Eu quando tinha 7 anos sonhei ki a morte me perseguia , eu tava num lgr ki eu num consigo mi lembrar , com pessoas ki nunca vi na vida . E por onde eu ia a morte tava la …. 1 ano dps , minha tia ( eu num era mtu aproximada a ela mas vivia vendo ela) essa tia minha morreu. :'(

  28. é tipo, chega no inferno :
    – Oooh Mããe, chegueeei, O quee tem pro almoço??

  29. kkkkkkkkk

  30. eu ja sonhei com a última opção lá

Comentários não permitidos.