O verdadeiro significado do nome artístico de 7 celebridades

POR A redação    EM Curiosidades      31/08/15 às 18h59

Um artista, muitas vezes, escolhe ter um nome artístico porque seu nome verdadeiro é considerado desinteressante, sem graça, difícil de pronunciar, soletrar ou porque ele já é utilizado por outra pessoa pública. Às vezes, um performer adota um nome que é incomum ou estranho para atrair a atenção.

Outros artistas usam um nome artístico a fim de manter o anonimato. O conceito é equivalente entre escritores. Muitas associações que representam os atores, como o Screen Actors Guild (SAG) nos Estados Unidos e a Associação dos atores britânicos no Reino Unido, prevêem que não pode existir dois membros com nomes de trabalho idênticos.

Um ator cujo nome já foi tomado deve escolher um novo nome. Exemplos notáveis ??incluem David Tennant, nascido David McDonald, que disse em uma entrevista que adotou o sobrenome "Tennant" depois de ver Neil Tennant em uma cópia de "Smash Hits".

O performer também pode ter seu nome artístico escolhido por seu agente - como foi o caso de Barbara Eden, nascida Barbara Jean Huffman. O Ultra Curioso mostra a seguir, a origem do nome artístico de 7 celebridades bastante conhecidas pela mídia. Conheça:

1. Snoop Dogg

1

Snoop Dogg nasceu Calvin Broadus, mas seus pais o apelidaram de "Snoopy" porque ele se parecia com o famoso beagle dos desenhos animados. O artista já vendeu mais de 36 milhões de discos. Sua carreira teve início em 1992 quando Dr. Dre descobriu Snoop. Ele é um dos artistas de Hip Hop mais influentes do mundo.

Calvin sempre mostrou talento para a música. Ele começou tocando piano e cantando na igreja da sua cidade. Ele era o filho do meio de Beverly Broadus e Vernall Varnado. Snoop já citou seu pai inúmeras vezes em suas músicas, destacando a ausênsia dele na vida do artista.

O que poucas pessoas sabem é que o cantor começou a carreira com o nome Snoop Doggy Dogg representando a costa oeste dos EUA. Logo ele se tornou referência nos estilos Gangsta rap e G-funk. Apesar de sempre ser alvo de polêmicas e de ter muitos problemas com a lei, Snoop é referência no quesito Hip Hop.

2. Lady Gaga

2

O nome verdadeiro da polêmica e excêntrica artista é Stefani Joanne Angelina Germanotta. O produtor musical Rob Fusari ajudou a artista a escolher esse apelido. O "Lady Gaga" foi inspirado na canção "Radio Ga Ga" do Queen. Em entrevista ao jornal New Jersey o produtor explicou como surgiu o apelido.

"Todo dia, quando Stef vinha ao estúdio, ao invés de dizer "olá", eu começava a cantar "Radio Ga Ga". Esta era a sua canção de entrada. Lady Gaga foi na verdade um pequeno erro; eu digitei "Radio Ga Ga" em um texto e ele fez uma autocorreção, então, de alguma maneira "Radio" mudou para "Lady". Ela me respondeu: "É isto". Depois daquele dia, era Lady Gaga. Ela disse: "Nunca mais me chame de Stefani".

Existem controvérsias, no entanto. O jornal The New York Post, afirmou que esta história não é a verdadeira. Em 2007, Gaga fez parceria com Lady Starlight, uma artista que a ajudou a criar seu estilo. A apresentação conjunta das artistas era nomeada "Lady Gaga and the Starlight Revue".

3. Nicki Minaj

3

Ela nasceu Onika Tanya Maraj. Natural de Porto de Espanha, capital de Trindade e Tobago, a rapper mudou-se para os EUA quando tinha 5 anos de idade. A cantora teve uma infância difícil. Seu pai era alcóolatra e sua mãe sofria com violência doméstica. Ela estudou música na Elizabeth Blackwell Middle School 210.

No início da carreira ela usou o nome "Nicki Maraj". Pouco tempo depois, ela mudou seu nome artístico para "Nicki Minaj". Em entrevista ela declarou: "Meu nome verdadeiro é Maraj. Fendi (seu empresário) inverteu ele (o nome) quando me conheceu porque eu tinha uma tal 'rima desagradável'! Eu como vadias!"

Minaj já foi considerada a rapper mais influente de todos os tempos no The New York Times. Seu álbum de estreia quebrou recordes e foi um dos mais vendidos na época. A cantora também é bastante conhecida pelas inúmeras colaorações que faz com artistas e seu estilo extravagante.

4. Whoopi Goldberg

4

A atriz que nasceu Caryn Johnson, disse que seu nome foi inspirado naquelas almofadas do peido. Sua mãe lhe avisou que ninguém iria levá-la a sério com um nome tão bobo. A matriarca pensou que seria mais inteligente ela usar o "Whoopi" com um nome mais sério e propôs que sua filha usasse o "Goldberg."

A atriz é bastante conceituada e já recebeu indicações ao oscar de melhor atriz por "The Color Purple" (1985) e ganhou a estatueta da academia pelo filme "Ghost" (1990). Ela é co-apresentadora do programa The View e continua atuando. É uma das poucas artistas que ganhou um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony Award. Ela foi a segunda mulher negra na história do Oscar a ganhar um Oscar de atuação.

5. Jackie Chan

5

Jackie Chan estava trabalhando em um canteiro de obras na Austrália, quando ele obteve o seu famoso apelido: um de seus colegas de trabalho não conseguia pronunciar o primeiro nome de Chan, Kong-sang, então ele o chamou de "Little Jack". O nome logo se transformou em "Jackie" e ficou assim.

O ator especialista em artes marciais ganhou muito destaque pelo seu carisma com o público. Seus filmes de ação são cultuados e suas cenas de luta são consideradas memoráveis pelos críticos de Hollywood. Um fato curioso é que ele não utiliza dublês em suas cenas de ação. Ele é considerado um dos artistas orientais de maior influência e popularidade no ocidente.

Ele é conhecido na China como "Dragão Chan", veio de uma família extremamente pobre e quase foi vendido para um casal de britânicos quando era um bebê. Na Escola de "pera de Pequim, Jackie Chan descobriu suas habilidades com artes marciais e acrobacias.

6. Harry Houdini

6

Harry Houdini nasceu Ehrich Weiss, mas ele assumiu o nome artístico de Harry Houdini como um tributo ao famoso mágico francês Jean Eugène Robert-Houdin. E o "Harry"? Foi a versão americanizada de seu apelido de infância, "Ehrie."

Ele também era conhecido como "O Grande Houdini". Ele é considerado até hoje o mais famoso escapista e ilusionista do mundo. Ele começou sua carreira aos 9 anos de idade como trapezista em eventos promovidos pelo seu pai. Ele era chamado de "Ehrich, o príncipe do ar".

7. Alice Cooper

7

Alice Cooper, que nasceu Vincent Furnier, adquiriu esse apelido, supostamente, jogando em um tabuleiro Ouija no final dos anos 1960 quando um feiticeiro do século 16 chamado Alice Cooper entrou em contato com ele. Furnier e seus amigos, começaram uma banda chamada Alice Cooper com o Furnier no papel principal de "Alice." O nome originalmente se referia a toda a banda e não apenas a Furnier. Até hoje ele continua a pagar uma taxa anual para seus antigos colegas para o uso comercial do nome de Alice Cooper.

O cantor ficou mundialmente conhecido por seu estilo gótico, letras chocantes e apresentações polêmicas. Ele já lançou mais de 18 álbuns desde 1975. Ele já atuou em diversos filmes de terror além de produzir diversas trilhas sonoras para TV e o cinema. Ele foi considerado pela revista Rolling Stone o "mais amado artista de heavy metal".

Fonte: Mental Floss 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+