Arquivo X é um drama de ficção científica que segue os agentes especiais do FBI Fox Mulder e Dana Scully enquanto investigavam casos sobrenaturais e inexplicáveis. Mulder acredita fielmente em alienígenas depois da sua irmã Samantha ter sido inexplicavelmente raptada quando ambos eram crianças, enquanto Scully é uma médica e cientista céptica, além de ser católica fiel.
A série foi inovadora atravessando vários gêneros desde a ficção científica e o horror à comédia. Porém, alguns episódios ultrapassaram pequenos mistérios sendo capazes de assustar até os telespectadores mais incrédulos.
1 .O Hospedeiro
Esse episódio traz o vilão mais nojento de toda a série, o Flukeman. Um produto do acidente radioativo de Chernobyl, a criatura é um humano híbrido que está assassinando pessoas pelo sistema de esgoto de Nova Jersey.
O monstro, criado pelo desastre de Chernobyl, parece muito mais próximo da realidade quando comparado aos outros horrores retratados nas 11 temporadas da série. Contudo, é importante lembrar que este episódio foi transmitido apenas oito anos após o acidente radioativo.
- Projeto Litchfield
A premissa do episódio não é uma das mais inteligentes da série. É sobre meninas clonadas que, mesmo não se conhecendo, acabam matando seus “pais biológicos” num esforço para se reunirem e, posteriormente, descobrimos que foram criadas como parte de um programa de super soldados da Guerra Fria. Mesmo com essa história maluca adicionando algumas meninas gêmeas assustadoras, você tem um dos episódios mais memoráveis da série.
- Chinga
Escrito pelo próprio mestre do horror, o episódio de Stephen King, que narra a história de um boneco homicida que obriga as pessoas a se suicidarem, foi bastante horripilante. Não foi um caso em que a dupla trabalhou, mas apenas algo que aconteceu enquanto Scully estava de férias no Maine, cenário de diversas histórias do rei do terror.
- Tooms
Neste episódio de duas partes conhecemos o ‘mutante’ Eugene Victor Tooms que assassina pessoas para comer seus fígados. Ele hibernava em um ninho construído com jornal e fígados por 30 anos antes de retornar para uma nova onda de matança. Este caso é um dos mais memoráveis e icônicos do programa, graças, em grande parte, à capacidade de Eugene de espremer e contorcer o seu corpo através de minúsculas passagens.
- Nossa cidade
Um dos capítulos mais controversos da série conta com incesto e morte de uma criança. O caso levou Mulder e Scully à pequena cidade de Home, Pennsylvania, para investigarem o óbito de um bebé. Embora este evento tenha sido terrível e não sobrenatural, o enredo é, no mínimo, duro de engolir e serve como uma tomada satírica (e muito sombria) sobre os valores da família americana.