Os loiros das Ilhas Salomão

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      16/07/14 às 16h35

A diversidade humana é tão rica que chega a impressionar até mesmo os cientistas. Um bom exemplo disso, por exemplo, são os habitantes das Ilhas Salomão, país que fica no Oceano Pacífico. Conforme os estudos feitos no lugar, 10% de sua população é formada por pessoas de pele negra e de cabelos incrivelmente loiros.

Os especialistas chegaram a levantar várias hipóteses para explicar as madeixas naturalmente loiras. Alguns acreditavam que poderia ser efeito da dieta, rica em peixes; outros apostavam na herança europeia - dos mercadores que passaram pelo arquipélago, na época das embarcações - e ainda outros diziam que a "loirice" se devia à exposição ao sol.

Acontece, no entanto, que pesquisas recentes desbancaram todas essas especulações. O que acontece com a população das Ilhas Salomão tem causa puramente biológica. Segundo os cientistas, o responsável por essa variação tão rara é um gene, o TYRP1, conhecido por influenciar a coloração nos humanos.

Aliás, esse gene não tem nada a ver com os europeus. Ou seja, o pessoal da Ilha é dono de uma aparência completamente autêntica ...viva a diversidade!

Clique aqui para ver a Galeria (Se você estiver usando celular)

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+