A tecnologia cada vez avança mais e impressiona. Seja na medicina, robótica, informática ou indústria bélica, a busca pelo menor aparato é constante e representa, consigo, a evolução de nosso controle.
Imagine só, há 50 anos, poder dizer que existiriam computadores, corações e robôs do tamanho de um dedão? Pois é, por essas e outras, acho que já podemos começar a nos referir à época em que vivemos como “o futuro”. Imagine, então, o que verão nossos netos! Pra te dar uma ideia do que vem pela frente, separamos aqui algumas das mais notáveis miniaturas do mundo:
O menor coração
Criado pelo Dr. Robert Jarvik, um dos criadores do primeiro coração artificial, esse objeto da foto foi criado para um transplante realizado num bebê de apenas 16 meses. Com apenas 11 gramas, enquanto um coração de adulto tem aproximadamente 900, o aparelho exige tubos externos para o funcionamento, o que aumenta o risco de infecções e não possibilita o uso contínuo. Após 13 dias, o bebê teve um doador encontrado. Mas imagine só, poder comprar um desse: em pouco tempo, talvez a imortalidade seja vendida num desses aparelhinhos, do tamanho de um pendrive.
Drones
Como dá pra ver pela comparação na foto, esses minúsculos drones são do tamanho de moscas. Enquanto a população de abelhas decai, cientistas acreditam que invenções como a RoboBee, da foto, poderão substituir os insetos nas tarefas de polinização de flores. Da mesma forma, poderiam ser usados para semear plantações, fazer leituras do tempo, tráfego, poluição e outras funções. Acreditemos que é pra essas coisas produtivas que vai ser usada, e não como uma arma de guerra.
O menor avião
O Bede BD-5J é o menor avião já feito por uma empresa, pesando apenas 150 kgs. A companhia que o fabricava, a Bede Aircraft, faliu há décadas. Tendo em torno de 5 mil unidades produzidas, essa relíquia chega a 483 km/h e a até 7 mil km de altura, números impressionantes para, basicamente, um carro com asas.
A menor televisão
Tendo uma resolução de 4×3 mm, ME1602, da MicroEmissive, é a menor televisão do mundo. Encomendada para usos médicos e militares não informados, é difícil de imaginar o que se pode assistir numa televisão desse tamanho. Talvez um botão de like portátil?
O menor computador
A FXI Technologies, da Noruega, criou o menor computador do mundo, redefinindo o conceito de portabilidade. A imagem não é um pendrive, e sim um pendrive no computador, que roda sistemas operacionais, dual core de 1.2 GHz, 1 Giga de memória RAM e capacidade de armazenamento de até 64 Giga. O preço? Aproximadamente $200 dólares. O que, no Brasil, deve ser em torno de R$10 mil com os impostos devidos.
A menor câmera
Com um milímetro cúbico, essa belezinha tem o tamanho de um grão de sal. Têm uma resolução de 0.06 megapixels e são descartáveis, usadas principalmente para filmagens internas no corpo, o que facilita muito diversos processos médicos.
O menor carro
Produzido de 1962 à 65, o P50 Microcar, da Peel, tem 49 cavalos, 3 marchas (sem ré) e é vendido por aproximadamente 200 libras. Chega a 72 km/h, na nova versão, que passou a ser produzida depois de ter ficado popular com o programa Top Gear, britânico.
A menor arma
O Swiss MiniGun tem capacidade para 6 balas de calibre 2.3, e, apesar do tamanho, tem um poder de impacto idêntico ao de um revólver comum. Se você está se perguntando, sim, é possível matar alguém com uma dessas. Sorte que custa caro. Especialmente na versão de ouro cravejada de diamantes.