icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Outra obra de arte histórica da Espanha tem desastre na restauração

POR Bruno Dias EM Curiosidades 24/06/20 às 16h57

capa do post Outra obra de arte histórica da Espanha tem desastre na restauração

Relíquias históricas têm seu valor muitas das vezes subestimado. Os profissionais encarregados de restaurá-las precisam ter responsabilidade e cuidado nos mínimos detalhes. O trabalho em si é preservar as obras sem quase nenhuma alteração. Como o próprio nome diz é trazer de volta a sua glória algo que está acabado, mas algumas vezes não sai como o planejado.

Algumas restaurações foram tão mal feitas que até viraram meme. E deixaram as obras refeitas completamente se distanciando da original. Restaurações que deixam pinturas e estátuas com cores e partes que não faziam parte anteriormente.

Esse novo incidente aconteceu com um colecionador de arte da Espanha. Ele teve uma surpresa muito grande quando viu a restauração mal feita de uma pintura doa rtista barroco Bartolomé Esteban Murillo.

O dono dessa obra de arte é de Valência. E de acordo com um site de notícias espanhol,o homem pagou 1.200 euros para que o quadro fosse limpo por um restaurador de móveis. Mas mesmo com as tentativas de consertá-lo o quadro da Imaculada Conceição ficou totalmente irreconhecível.

Os trabalhos de restauração de peças, esculturas e pinturas levam cerca de horas de foco e muito trabalho manual para que se chegue a um resultado final bastante satisfatório. E que ao fim, realce o que a pintura original tem de bom. E claro, que traga a obra de volta a seus dias de glória.

Restauração

Na Espanha não existem leis que proíbam as pessoas de restaurarem obras de arte, mesmo que elas não tenham as habilidades necessárias para fazer esse trabalho. Em um comunicado, a Associação Profissional de Restauradores e Conservadores do país (Acre) condenou essa falta de proteção legal. E ainda chamou esse incidente de um ato de vandalismo.

"Essa falta de regulamentação se traduz na falta de proteção de nossa herança. Nos últimos anos, os profissionais de restauração e conservação foram forçados a emigrar ou deixar suas profissões devido à falta de oportunidades", ressaltou a Acre.

A associação ainda disse que a profissão corre um grande risco de desparecer.

Outros casos

Esse caso recente da restauração que deu errado trouxe a lembrança de outras restaurações mal sucedidas que também aconteceram na Espanha. Como o famoso caso da Dona Cecília.

Em 2012, uma senhora tentou restaurar um afresco de Jesus Cristo. Ela tentou fazer esse trabalho de restauração para a sua igreja local perto de Zaragoza. A mulher tinha boas intenções. Mas infelizmente, ela não tinha nenhum conhecimento técnico. E o resultado virou meme e viralizou pela internet na época.

Um outro caso aconteceu no ano passado. Uma estátua de São Jorge, do século XVI,q ue fica em uma igreja em Navarra chamou a atenção do público. Depois que a estátua foi renovada, algumas pessoas compararam o novo visual da estátua ao brinquedo Playmobil.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest