Para representar a cultura e a essência do povo Catalão, as torres humanas acontecem tradicionalmente há mais de 200 anos em festivais e competições. Diversos times entram na disputa que tem como objetivo criar uma torre humana.
O fotógrafo David Oliete resolveu registrar essas torres humanas, verdadeiras esculturas, só que com uma visão diferente. As fotos são tiradas do alto e mostram a organização dos times, todos unidos para formar uma torre.
A tradição de construir torres humanas ou ‘castelos’ começou no século XVIII e é muito popular em todas as festas na Catalunha, Espanha, onde equipes competem entre si para produzir a maior e mais complexa coluna de gente.
Os grupos recebem a pontuação de acordo com a dificuldade, ou seja, quanto mais alto, melhor. Normalmente, cada torre tem entre 6 e 10 níveis e cada equipe é composta por cerca de 100 a 500 pessoas – homens, mulheres e crianças. As crianças sobem até o topo enquanto a base é sustentada pelos adultos mais fortes.
A maior já construída chegou a ser de 10 andares e tinha 3 pessoas em cada nível. Em 2010, a tradição foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade. Confira imagens da 25ª Competição Anual de Torres Humanas que aconteceu em Tarragona, Espanha.