Curiosidades

Ovo podre, pólvora, churrasco queimado: astronautas e pesquisadores descrevem cheiro do espaço

0

Quem nunca marcou uma pessoa na memória pelo perfume que ela usava? O efeito que um cheiro agradável tem em nossos sentidos pode ser simplesmente devastador. Através de um perfume, podemos lembrar de pessoas, momentos, acontecimentos importantes e até sentimentos antes esquecidos.

Contudo, existem aqueles cheiros que nunca sentiremos diretamente, como por exemplo o cheiro do espaço. Mas isso não impede que ele seja descrito por quem já o sentiu. Curiosamente, o aroma do espaço é descrito, por algumas pessoas, como se parecendo com churrasco queimado, metal quente, pólvora, ovo podre.

Para Scott Kelly, astronauta da NASA, o espaço tem “um cheiro característico e único”.  Além dele, outros astronautas disseram suas impressões dos odores que sentiram quando voltaram de missões. Essas descrições variam de “metálico” a “fedorento”. O consenso entre todos eles é que o cheiro não é agradável.

Não é possível que os astronautas cheirem o espaço diretamente, por causa do capacete, e mesmo se eles estivessem sem ele, o nariz humano não funciona no vácuo. Mesmo assim, Scott, que ficou quase um ano na Estação Espacial Internacional (ISS), disse que “sempre que um veículo atraca ou você faz uma caminhada espacial, o cheiro do espaço quando se abre a escotilha é muito distinto. É como um cheiro de metal queimado”.

Ainda conforme os relatos, esse cheiro forte fica grudado nos trajes espaciais logo que a câmara de descompressão é repressurizada. E no relato de outros astronautas que estiveram na ISS, o aroma era metálico, parecido com fumos de solda.

Cheiro do espaço

Mix FM

Entender os cheiros do espaço é uma coisa importante para os pesquisadores porque eles podem revelar mais coisas a respeito da composição química da galáxia. Dentre as várias hipóteses, uma é que o cheiro venha de estrelas moribundas.

Isso porque quando uma estrela morre, é liberada muita energia, e isso produz compostos pungentes conhecidos como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). Tais substâncias ajudam na formação dos novos cometas, planetas e estrelas.

Em nosso planeta, esses HPAs são vistos em determinados alimentos e nas erupções vulcânicas, incêndios florestais queima de matéria orgânica ou petróleo. Além de também serem vistos na fumaça de cigarro.

Outra hipótese para o cheiro é relacionada com o oxigênio em volta da ISS. Por conta dele, os raios ultravioletas do sol podem dividir as moléculas de oxigênio em átomos únicos. Então, ele pode acabar se aderindo às coisas expostas ao espaço, como por exemplo, os trajes espaciais e as paredes das câmaras de descompressão, resultando em reações químicas que trazem o mal cheiro.

Em 2004, a Agência Espacial Europeia (ESA) lançou a sonda espacial Rosetta e com ela foi capaz de descrever o cheiro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. De acordo com Kathrin Altwegg, uma das principais pesquisadoras da missão, ele vem por conta das substâncias químicas presentes na superfície desse corpo celeste.

Segundo a descrição dela, o cheiro é de “ovos podres (sulfeto de hidrogênio), estábulo de cavalo (amônia) e o odor pungente e sufocante de formaldeído. Isto é misturado com o aroma fraco, amargo e amendoado do cianeto de hidrogênio. Adicione um pouco de álcool (metanol) a esta mistura, combinado com o aroma de vinagre do dióxido de enxofre e uma pitada do doce aroma aromático do dissulfeto de carbono, e você chegará ao ‘perfume’ do nosso cometa”.

Perfume

CNN

Por mais que o consenso entre os astronautas seja que o cheiro do espaço é ruim, a empresa de aromas naturais do Reino Unido chamada “Omega Ingredients” que funciona para a indústria de alimentos e bebidas criou uma fragrância que diz ser o cheiro do espaço.

A empresa quer trazer ao mercado o chamado “Eau de Space” através de uma campanha do Kickstarter. E ela já conseguiu ultrapassar a sua meta de 2 mil dólares de financiamento.

O fundador da Omega, Steve Pearce, foi contratado pela NASA para recriar uma fragrância que cheirasse a espaço em 2008. E ele precisou de quatro anos para conseguir criar um cheiro único.

“O objetivo da NASA de simular o espaço durante o treinamento é eliminar qualquer surpresa que os astronautas possam experimentar no espaço sideral. A prática leva à perfeição e é a Rocket Science”, diz a descrição do Kickstarter.

Mas é difícil definir o cheiro do espaço.

“A melhor descrição que posso apresentar é metálica. Uma agradável sensação doce e metálica. Isso me lembrou vapores agradáveis ​​de solda com cheiro doce. Esse é o cheiro do espaço”, explicou Pettit.

Fonte: Tribuna do sertão

Imagens: Mix FM, CNN

Suco de manga é bom para quê? Veja benefícios e dicas de receita

Artigo anterior

Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro? Médico explica

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido