Curiosidades

País asiático sem seleção que é divido entre torcedores do Brasil e Argentina

0

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, e essa popularidade aumenta ainda mais em ano de Copa do Mundo. Como o torneio já está prestes a começar, o clima já começou a tomar conta das ruas e torcedores já estão hasteando bandeiras de Brasil e Argentina. Mas curiosamente essas bandeiras estão sendo colocadas nas cidades de Bangladesh, esse país asiático que nunca participou de uma Copa do Mundo.

Além das bandeiras, os artistas fazem murais pelas cidades com imagens dos craques como Messi e Neymar. E não é de hoje que Brasil e Argentina mobilizam multidões em Bangladesh.

O país é uma ex-colônia inglesa que já foi parte da Índia e do Paquistão, mas se tornou independente em 1971. A seleção de futebol do país não tem um histórico significativo no esporte, tanto que o esporte nacional é o críquete.

Brasil e Argentina

G1

Talvez por isso que os craques da nossa seleção e da Argentina são venerados em Bangladesh como astros de Bollywood, a indústria indiana do cinema. Foi na década de 1980 que a televisão começou a ficar mais acessível no país. Isso fez com que as pessoas conhecessem melhor o futebol e a partir daí as torcidas para o Brasil e para Argentina se formaram.

Segundo Ifty Mahmud, um repórter do jornal “Prothom Alo”, em entrevista à revista “Time”, os bengaleses se identificam com o Brasil por causa da origem pobre da maioria dos jogadores do nosso país e também pela cor da pele.

“Pelé, Romário e Neymar têm pele escura, como nós, e o Brasil é pobre, como nós”, disse o jornalista.

Já a torcida da Argentina tem um outro motivo: a rivalidade deles com o Reino Unido, ex-metrópole que explorou a região por mais de dois séculos.

Mesmo assim, para os sociólogos, esse fenômeno do futebol em Bangladesh é difícil de ser explicado. “Muitas dessas pessoas não sabem onde ficam Brasil e Argentina. Não há laço de sangue ou língua, e ainda assim são loucos por eles”, disse Nehal Karim, professor de sociologia da Universidade de Dhaka.

Brigas

G1

Infelizmente, assim como acontece aqui no nosso país, as torcidas de Bangladesh não apenas festejam o Brasil e a Argentina. Todo seu fanatismo acaba gerando violência.

Um exemplo disso aconteceu em 2022 quando sete pessoas ficaram feridas em uma briga de torcedores das seleções do Brasil e da Argentina. Nesse caso, mais de 300 pessoas se envolveram na briga. Os torcedores jogaram pedras e tijolos nos rivais. Toda essa confusão aconteceu em um campo de críquete nos arredores de Daca, a capital de Bangladesh.

Essa confusão desse ano não foi a primeira. Em 2014 aconteceu uma na cidade de Barisal. A briga começou quando um torcedor do Brasil começou a cantar uma música que dizia que o gol de Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986 foi irregular.

E em 2018, um menino de 12 anos morreu enquanto tentava colocar uma bandeira do Brasil em um poste.

Rivalidade

Now that’s logistics

Todos nós conhecemos essa rivalidade, mas de onde ela surgiu? Antes mesmo da invenção do futebol, já existia uma rivalidade entre Brasil e Argentina. Espanhóis e portugueses iniciaram essa rixa logo após o descobrimento da América, quando dividiram suas terras no Tratado de Tordesilhas.

Depois, com os países já independentes, a tensão entre as nações aumentou com a Guerra Cisplatina, quando Argentina e Uruguai se uniram para combater o avanço do Brasil na região do Rio da Prata. Um dos últimos momentos de tensão na história entre brasileiros e argentinos foi nos anos 1970, durante a construção da Usina de Itaipu. Argentinos acreditavam que Buenos Aires poderia ser inundada completamente caso a usina fosse destruída.

A partir dos anos 1990, com a implementação do Mercosul, as relações políticas entre os dois países melhoraram consideravelmente.

As seleções de futebol de Brasil e Argentina tiveram seus primeiros jogos no início do século XX, com uma enorme vantagem dos argentinos. O primeiro jogo foi no dia 20 de setembro 1914, quando as duas seleções disputaram uma partida amistosa em Buenos Aires. O resultado foi uma vitória de 3 a 0 para os argentinos. Porém, uma semana depois, na disputa da final da Copa Roca, o Brasil ganhou de 1 a 0 da Argentina, dando o troco nos seus vizinhos e comemorando o título na frente da torcida argentina.

Fonte: G1

Imagens: G1, Now that’s logistics

Como o derretimento das geleiras poderia causar uma nova pandemia?

Artigo anterior

Sete novas obras de arte de Banksy aparecem na Ucrânia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido