Para que serve o horário de verão?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      09/10/15 às 18h54

Todo ano é o mesmo sofrimento e desânimo, para algumas pessoas. Acertar o relógio em uma hora e lá se vai todo o seu sistema imunológico. O Horário de verão chega e muda a rotina de todo mundo.

E nem só o horário de verão é considerado uma bizarrice. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você um outro tipo de horário que também é bastante odiado pelas pessoas: o horário eleitoral. (Clique aqui e confira a matéria).

Mas afinal, qual foi o motivo da invenção do horário de verão? Por que esse horário tão odiado e querido por algumas pessoas foi inventado e é implantado em algumas regiões do Brasil todos os anos?

Horario-de-verao_35da3

A ideia do horário oi criada por Willian Willet em 1907 e a proposta era avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e atrasassem os ponteiros na mesma medida nos aos domingos de setembro.

Esse formato de horário foi adotado no período da Primeira Guerra Mundial em um momento de necessidade de economia de energia. O horário de verão é um ajuste feito nos relógios em certas datas no ano com o intuito de que as pessoas adaptem suas rotinas ao momento em que o sol nasce e se põe.

A ideia é aproveitar da melhor maneira as horas de sol com o intuito de economizar a utilização de energia artificial. O nome do horário não tem nada a ver com a estação "verão" em grande parte dos lugares onde ele foi implantado.

3028628-horario-de-verao-83014

O horário de verão é adotado em muitos países do hemisfério norte e isso acaba gerando uma diferença grande no consumo de energia. O que acontece é que por lá o sol chega a se por muito cedo no inverno e costuma ficar claro até às 22 horas em determinados lugares, no verão.

No Brasil, as pessoas precisam ajustar os relógios em 1 hora nos períodos de outubro a março. Cerca de 30 países adotam o horário de verão, como EUA, Canadá, Europa, Egito, México, Tasmânia, Turquia, Chile, Austrália, Israel, Brasil, entre outros.

horario-de-verao-20141014195234

Ele foi inventado em 1784 por Benjamin Franklin com o intuito de economizar as velas utilizadas para iluminar ruas e casas. Com o atraso nos relógios, os dias da semana passa a demorar mais para chegar à parte da noite.

O objetivo do horário de verão é economizar energia elétrica com as lâmpadas e aproveitar mais a luz do sol para todas as atividades do cotidiano. Em meados do mês de novembro, o solstício de verão começa a se evidenciar e, para ter esse tempo a mais aproveitado, os relógios são adiantados e o consumo de energia é feito ao final do dia.

Nessa época do mês, o consumo de energia passa a ser mais acentuado.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+