• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Um cochilo pode salvar sua vida, descubra como

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      17/05/18 às 19h21

Algumas empresas, visando uma maior autonomia de seus funcionários, há alguns anos e baseadas em pesquisas começaram a liberar pequenas sonecas durante o expediente, principalmente após o intervalo após o almoço. Pesquisas mostram que um cochilo curto durante a tarde pode renovar o corpo e recarregar sua mente. Assim como acontece durante o sono noturno.

A professora de psicologia da Universidade da Califórnia, Sara Mednick, em seu livro "Tire uma soneca! Mude sua vida," relata seus 15 anos de pesquisa sobre os benefícios físicos e cognitivos de um cochilo. Benefícios esses que incluem um aprimoramento significativo no desempenho, que vão desde a percepção visual até a criatividade.

Mas nem tudo é bagunça. Não é só tirar um pequeno intervalo e dormir. No caso das sonecas, tempo é tudo. "A regra é que de seis a oito horas depois de acordar de manhã, seria bom tirar um tempo de soneca", afirmou Mednick. Esse período se aproxima do que para a maioria dos trabalhadores seria o horário de almoço. Algum lugar entre 13:00 e 15:00.

O tempo

Porém, muitos se questionam qual seria o tempo ideal para uma soneca. A Fundação Nacional do Sono nos EUA, recomenda uma soneca de 20 a 30 minutos. Isso porque, após esse tempo de sono, podemos ficar grogues. Uma condição chamada de "inércia do sono". No entanto, as pesquisas de Mednick revelaram que cochilos de períodos mais longos podem trazer benefícios consideráveis ao ciclo natural do sono.

"Descobrimos que existem estágios de sono realmente específicos que suportam diferentes tipos de desempenho, desde a criatividade até o aumento de nossa percepção, para apenas melhorar nossa memória. Há muitas evidências que nos mostram que o cérebro está definitivamente processando nossas experiências anteriores e ajudando a formar novas ideias também", disse Mednick.

Segundo a pesquisadora, durante um estudo realizado em 2002, ela pôde concluir que pessoas que tiram cochilos de cerca de 1 hora superaram significativamente aqueles que descansaram por 30 minutos em um teste de percepção visual. O teste foi aplicado em diferentes momentos ao longo do dia. Já aqueles que se privaram de tirar um cochilo sequer se aproximaram dos demais, em nível de resultado.

Para Mednick, uma soneca de 90 minutos seria perfeito. "Com um cochilo de 90 minutos, você passaria por todos os estágios do sono e não há nada melhor." afirma Mednick. Mas, para aqueles que não tem esse privilégio, a pesquisadora garante que mesmo 5 minutos de soneca podem melhorar seu estado de alerta e dar um pequeno reset no cérebro.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+