Para que serve o lado azul das borrachas?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      28/09/15 às 14h33

Em tempos de era touch screen e muita informação difundida, a boa e velha escrita a lápis ou caneta ainda tem sido praticadas, no entanto sem muita frequência em nosso cotidiano.

Se você nasceu em gerações dos anos 90, por exemplo, ainda vai se lembrar da primeira vez que começou a escrever de caneta na escola ou mesmo começou a usar um lápis. Nos dias atuais, algumas escolas usam o meio digital para a escrita(mas não quer dizer também que abandonaram a escrita).

E os tempos de escola nos levou a acreditar em alguns mitos sobre a borracha, como o de que "a parte azul dela apagava a tinta de caneta, enquanto que a outra servia para apagar as escritas a lápis". E vamos te explicar a verdade sobre a parte azul da borracha. Confira:

borracha_prima_caixa_c_40_14301_1_20130508171134

De acordo com o site da Mercur, criadora da borracha:

Parte Azul: "é indicada para remoção de tinta de caneta e lápis de cor. É uma borracha mais abrasiva, que possui cristais pontiagudos em sua composição, o que faz com que seja possível desgastar(lixar) a folha até a remoção parcial ou total da tinta, ou seja, a borracha não apaga a tinta do papel, mas desgasta a ponto de conseguir removê-la."
"Parte vermelha: É indicada para apagar escrita a lápis e lapiseira."
Fonte: (Mercur)

lapis-borracha-1

Essa borracha com coloração dupla já chegou a confundir muita gente, na hora de apagar um erro de escrita sob a superfície de uma folha. A parte azul da tinta é mais resistente e bastante dura, por conta da tinta ser líquida.

Em papéis de folha de caderno, a parte azul da borracha rasga ou causa furo na folha. Já em papeis com gramatura maior, como as cartolinas, por exemplo, a utilidade dela é mais eficaz. Muitas pessoas utilizam essa parte da borracha, mas em folhas mais resistentes como folhas de ofício e cartolinas, por exemplo.

Um garoto decidiu testar a funcionalidade da borracha e produziu este vídeo. Confira:

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+