Curiosidades

Pearl Harbor, o ataque que colocou os EUA na 2ª Guerra Mundial

0

O ataque que aconteceu sobre a base naval Pearl Harbor, dos Estados Unidos, no dia sete de dezembro de 1941, impulsionou o conflito entre os Estados Unidos e o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. O ataque foi uma tentativa fracassada de destruir a frota naval dos EUA que estava no Havaí.

Esse ataque foi planejado porque a destruição da frota americana era fundamental para que o Japão desse continuidade ao seu projeto de conquista e expansão territorial nas ilhas do Pacífico. E atacar Pearl Harbor fazia parte do projeto de expansão territorial que o Japão havia colocado em prática desde a década de 1930, momento em que tinham começado a invasão na China.

Tudo isso estava acontecendo no Japão por causa do crescimento do nacionalismo, do militarismo e da doutrinação que aconteceu no país depois da Restauração Meiji e a reformulação do ensino. A doutrinação defendia que o Japão era um país superior aos demais, por isso ele tinha o direito de construir um grande império com os territórios que conquistasse através da guerra.

Assim que a Segunda Guerra Mundial começou, o Japão expandiu seu território de forma rápida sobre outras regiões da Ásia: Cingapura, Malásia, Birmânia e Indochina, derrotando forças francesas e inglesas. E claro que, de acordo com os relatos, esses confrontos foram cheios de crueldade e crimes de guerra cometidos pelos soldados japoneses.

Japão X EUA

Brasil escola

A rivalidade entre Japão e Estados Unidos data da década de 1920 quando os EUA vetaram uma série de exigências japonesas sobre territórios na China. Outro ponto de incômodo era a presença dos EUA nas Filipinas, já que a região era almejada pelo Japão.

Por conta disso, parte considerável da população desejava a guerra depois de ter passado por anos de doutrinação. Mas esse pensamento mostrava o desconhecimento que os japoneses tinham a respeito da capacidade econômica e de guerra dos EUA. Ou seja, o Japão subestimava seu inimigo. Além disso, o país não tinha recursos suficientes para manter uma guerra com os EUA a longo prazo.

Pearl Harbor

Teaching american history

Mas nem todos subestimavam os EUA. O almirante Yamamoto, responsável por planejar o ataque a Pearl Harbor, sabia que o Japão não sustentaria uma guerra por muito tempo e por isso foi um dos poucos que tiveram coragem de se posicionar contra o militarismo histérico do Japão na década de 1930.

O que o Japão queria ao atacar Pearl Harbor era destruir completamente a frota naval americana no Pacífico, o que daria ao Japão um caminho livre para se expandir.

O ataque foi comandado por Chuichu Nagumo e mesmo tendo pegado os americanos de surpresa e resultado em um grande número de mortes e destruição, ele foi mal executado. Embora o ataque tenha afundado alguns navios americanos importantes, ele ficou longe de destruir por completo a frota naval no Havaí.

Mesmo tendo navios destruídos, a indústria naval americana construía novos navios em velocidade considerável e logo eles foram repostos. Então, o ataque a Pearl Harbor acabou por mobilizar à guerra um país que até então não via o conflito com bons olhos.

Ou seja, o ataque feito por Nagumo chocou, feriu e enfureceu os americanos, mas não prejudicou a sua capacidade de guerra. Justamente por isso que toda a operação foi mal planejada.

Consequências

National geographic

O ataque a Pearl Harbor teve como resultado mais de duas mil mortes e aproximadamente cinco navios, que afundaram, além de muitos outros que foram danificados.

No Japão, esse ataque foi considerado e propagado como uma grande vitória da Marinha japonesa. Contudo, foi justamente esse ato que fez com que os EUA declarassem guerra ao Japão.

O objetivo do Japão era impor rápidas derrotas aos Estados Unidos para forçar uma negociação e rendição dos americanos. No entanto isso não aconteceu. E depois de poucos meses do ataque a Pearl Harbor, os EUA passaram a dominar o conflito contra o Japão. O país teve vitórias importantes na batalha de Midway e na batalha de Guadalcanal entre 1942 e 1943.

Mesmo assim, a guerra entre Japão e Estados Unidos continuou até 1945, quando o Japão se rendeu depois do lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki pelos EUA.

Fonte: História do mundo

Imagens: Brasil escola, Teaching american history, National geographic

Por que bananas são radioativas?

Artigo anterior

Misteriosos corpos que não se decompõem estão causando problemas em Portugal

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido