Curiosidades

Perseverance, da NASA, descobriu ‘algo inesperado’ em Marte

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda ainda é um dos maiores desejos do homem. E dentre os planetas, Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios. Alguns alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelho. Outros dizem que os extraterrestres, que vemos em tantas histórias, partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes, como por exemplo, as descobertas feitas pelo Perseverance.

A NASA divulgou nessa semana que o Perseverance descobriu uma “coisa inusitada” na superfície de Marte. A descoberta feita pelo rover foi um papel de alumínio. Os cientistas acreditam que ele tenha sido parte de uma manta térmica usada para proteger o rover antes de ele pousar no Planeta Vermelho.

O que foi inesperado, de acordo com a NASA, foi que esse material foi encontrado a aproximadamente dois quilômetros de distância do lugar onde o Perseverance fez o seu pouso.

Descoberta

G1

“É uma surpresa encontrar isso aqui. Esse pedaço pousou aqui depois disso [do impacto], ou foi levado pelo vento?”, disse a conta oficial do rover em uma rede social.

A atmosfera de Marte é composta principalmente de dióxido de carbono, argônio, nitrogênio e uma pequena quantidade de oxigênio. E, de acordo com a NASA, os ventos e as fortes tempestades de areia no planeta podem provocar rajadas de mais de 90 quilômetros por hora.

O Perseverance pousou em Marte depois de um mergulho insondável e rápido na atmosfera marciana seguido de uma desaceleração rápida por conta de um skycrane que nunca tinha sido usado anteriormente. Foi esse skycrane que guiou o rover pelos 20 metros restantes até chegar na superfície usando cabos. Junto com ele também pousou o helicóptero Ingenuity.

Isso aconteceu em fevereiro de 2022, na cratera de Jezero, que fica na região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Ele faz parte do Programa de Exploração de Marte da NASA e foi a maior missão já lançada em direção àquele planeta.

Mais descobertas

Desde que o Perseverance pousou em Marte ele começou a enviar imagens e vídeos para a Terra. Dentre as descobertas e registros feitos por ele, a NASA divulgou um vídeo interativo que foi feito através do sistema de câmeras Mastcam-Z e mostra um panorama de 360° da região de Marte chamada de “Van Zyl Overlook”. Esse foi o local onde o rover ficou estacionado durante 13 dias enquanto o helicóptero Ingenuity fazia os seus primeiros voos.

O Perseverance analisa as rochas e o solo no chão da cratera Jezero com seu instrumento SuperCam. De acordo com a NASA, a SuperCam tem um laser de vaporização de rocha, câmera e microfone que conseguem coletar dados à distância.

O Perseverance tem 19 câmeras acopladas nele, o que é a maior quantidade em um único veículo já enviado em uma missão espacial. Além disso, o rover entrou para a história como sendo o primeiro equipamento a registrar sons de outro aparelho produzido na Terra em outro planeta.

Esse feito aconteceu no dia 30 de abril de 2021 durante um voo do Ingenuity. Um microfone incluído com a SuperCam a bordo do Perseverance conseguiu capturar um zumbido das pás e o barulho do vento.

Depois de sete meses no espaço, o rover da NASA pousou no solo marciano. Felizmente, tudo deu certo e a missão está acontecendo. O Perseverance é o quinto rover a pousar em Marte. Todos os outros quatro também eram da NASA. A missão atual vai durar um pouco mais de dois anos. Contudo, o rover pode ficar operando por muito mais tempo que isso.

Fonte: G1

Imagens: G1, YouTube

Assistente social tem sua primeira filha aos 56 anos

Matéria anterior

Três fatias de queijo com furos de corações são vendidas a quase R$ 10

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos