Curiosidades

Satélite tira foto impressionante de Marte com aparição do Perseverance

0

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?!

As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. O planeta foi sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

Além dos rovers enviados para Marte, existem também os orbitadores do planeta. Conforme eles fazem suas rondas no planeta, eles conseguem localizar os rovers no solo que foram enviados.

Imagem

Como nessa nova imagem feita pelo Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA onde é possível se ver o Perseverance fazendo seu trabalho no solo marciano. Como a foto foi tirada de centenas de quilômetros acima de Marte, o rover aparece como uma manchinha na região sul da cratera de Jezero.

Nessa imagem é possível se ter uma noção e ver os instrumentos que o ser humano usa para explorar o misterioso planeta. Seja de longe ou de muito perto.

O MRO está em órbita desde 2006, e sua missão é estudar a atmosfera e geologia de Marte em larga escala. Além disso, em um grau menor, ele também está ajudando os rovers terrestres. Como o Curiosity, Perseverance e a sonda Mars InSight que monitora os terremotos.

Missões

Cada um desses rovers tem uma missão no Planeta Vermelho. Por exemplo, a do Curiosity é explorar a cratera Gale para aprender mais a respeito do clima e geologia do planeta e a história dos dois. Isso ajudará os pesquisadores a avaliarem se Marte é ou não é, ou se sempre foi, um planeta hospedeiro para a vida.

Já a missão do Perseverance é coletar mais dados a respeito do clima e geologia do planeta. Além de sua tarefa mais específica ser procurar sinais de vida em Marte, como por exemplo, fósseis de micróbios que podem ter surgido no planeta nos lugares que eram mais úmidos antigamente do que são nos tempos atuais.

Em agosto, o Perseverance chegou na região sul de Séítah. Essa região é formada por uma série de cristais cobertas por dunas de areia e com alguns pedregulhos e fragmentos de rochas.

O rover coletou uma amostra de rocha que será devolvida para o nosso planeta, em uma missão futura. Os pesquisadores acreditam que o sul de Séítah é bem mais antigo e por isso deve ter um contraste interessante.

No entanto, nós vamos ter que esperar um pouco ainda para essa missão retornar à Terra. Até porque, Marte está em oposição. O que quer dizer que ele está no lado oposto do sol de nós. Quando ele está nessa posição, a comunicação entre as missões de Marte e a Terra são bloqueadas pelo sol.

Fonte: https://www.sciencealert.com/perseverance-looks-so-tiny-in-this-satellite-photo-of-mars

Brasileira de 8 anos é a astrônoma mais jovem do mundo

Previous article

Chá ou café? Veja os benefícios dos dois e quando bebe-los

Next article

Comments

Comments are closed.