O Google mudou completamente a maneira com que se tem acesso à informação. Hoje em dia é impossível pensar a vida sem o buscador. Com tanto tempo de existência, a big tech fez e faz melhorias em seus produtos. Uma das mais recentes, que muitas pessoas podem não perceber, é que a pesquisa do Google está mudando.
Com a mudança, o buscador aposta nos resultados gerados pela inteligência artificial via Gemini ao contrário dos principais links aparecendo na primeira página. Quem não percebeu essa mudança, é só fazer o teste. Quando uma pesquisa é feita, o primeiro item aparecendo é um resultado gerado por IA.
A primeira vista as pessoas podem achar que a pesquisa do Google mudar é algo ruim, o que não é necessariamente verdade. De acordo com um levantamento feito pela Adobe, a pesquisa por IA está aumentando e melhorando o tráfego no site de varejistas, ou seja, se tornando um canal de acesso importante. Além disso, as pessoas também aproveitam esse novo recurso tendo resultados mais personalizados e sem anúncios atrapalhando.
Folha de São Paulo
Para fazer o levantamento, a Adobe fez a análise de “mais de um trilhão de visitas a sites de varejo dos Estados Unidos” via plataforma própria de análise. Ela, também, fez entrevistas com mais de cinco mil pessoas no país para saber como elas usavam a IA. Os resultados foram:
O acesso pela referência de IA aumentou 1.300% durante as férias de 2024 comparados com 2023. Mais especificamente, só na Cyber Monday, que acontece em dezembro, o aumento foi de 1.950%.
Quando uma pessoa chega em um site pela pesquisa de IA, ela fica 8% mais tempo no site, navega em 12% mais páginas e é 23% menos provável de clicar no link e fechar logo depois.
Nas entrevistas, os consumidores disseram que 39% usam a pesquisa de IA para fazer compras online, 55% para pesquisas gerais e 47% usam a pesquisas de IA para encontrar recomendações de compra.
A mudança na pesquisa do Google usa ferramentas de pesquisa de IA que não são exatamente novas, mas tiveram avanços recentes. No Google, ela funciona com o Gemini e aparece na primeira página do buscador. O esperado é que isso vire um mecanismo de pesquisa real no futuro.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Folha de São Paulo