Hoje em dia é impossível se imaginar sem um celular. Até porque, através dele, é possível resolver quase tudo da vida. Com toda essa dependência, os dispositivos se adequam às necessidades dos usuários. Como no caso do Google que traz de volta , para o Android, um recurso bem útil em iPhones: os widgets.
De acordo com os próprios desenvolvedores no Android Developers Blog, os widgets voltarão para os celulares, com sistema Android, na próxima versão do sistema operacional, prevista para meados de 2025. No entanto, os tablets Google Pixel já tem esse recurso disponível.
A volta do recurso para o Android , dá aos usuários a possibilidade de habilitar e editar no Android 16. Com isso, eles podem colocar, na tela de bloqueio , controles de iluminação e volume de músicas, calendário, monitoramento do clima, notícias e até acesso à galeria de fotos.
Canaltech
A atualização do sistema não tem uma data oficial para acontecer, mas a tendência é que ela chegue oficialmente, em junho, de acordo com Sameer Samat, presidente da divisão Android no Google.
Um ponto importante para ressaltar, é que os widgets são um recurso opcional, por conta disso os usuários tem que ativar seu funcionamento no menu de configurações e escolher quais widgets serão acessíveis, e editáveis, a partir da tela de bloqueio.
Para os usuários que usam o sistema e ficaram confusos pelo Google trazer de volta esse recurso, comparando com o Android 15, dá somente acesso a informações básicas na tela de bloqueio, como data e hora, status de carregamento da bateria e notificações de aplicativos.
Atualmente, todas as versões do iOS tem o recurso como padrão, já o Android desabilitou os widgets do sistema operacional desde a chegada da versão 5.0 (Lollipop), lançada em 4 de novembro de 2014.
Fonte: IGN
Imagens: Canaltech