Ciência e Tecnologia

Pesquisadores descobrem dois exoplanetas, ou ‘Superterras’, e um deles está em zona habitável

0

A apenas 100 anos-luz da Terra, há dois exoplanetas do tipo “superterra” que foram descobertos recentemente. Eles orbitam uma pequena estrela fria e um deles está em zona habitável. O estudo foi realizado por uma equipe de cientistas liderada pela astrofísica Laetitia Delrez, da Universidade de Liège, na Bélgica.

Assim sendo, a equipe identificou os exoplanetas LP 890-9b (ou TOI-4306b) e o LP 890-9c. A pesquisa foi publicada na revista Astronomy & Astrophysics, realizada usando o TESS, telescópio espacial dedicado à busca de exoplanetas. O objetivo da equipe de pesquisadores era, inicialmente, identificar somente o LP 890-9b, o planeta mais interno e próximo da estrela dentro do sistema.

O planeta completa uma órbita ao redor da estrela em apenas 2,7 dias e é 30% maior do que a Terra. Então, quando realizaram uma revisão com o telescópio terrestre SPECULOOS, para confirmar o planeta encontrado e encontrar outros exoplanetas que passaram despercebidos, viram o segundo planeta. Com isso, renomearam o LP 890-9c como SPECULOOS-2c. O planeta tem tamanho semelhante ao do primeiro, cerca de 40% maior que a Terra.

SPECULOOS-2c

exoplaneta

Adrian Mann / Getty Images

O exoplaneta apresenta algumas características especiais. Por exemplo, com um período orbital superior ao seu planeta vizinho, de 8,5 dias de duração, o exoplaneta se encontra na “zona habitável” da estrela. “Isso ocorre porque a estrela LP 890-9 tem 1/6 do diâmetro do Sol e uma temperatura de superfície que é a metade da temperatura da nossa estrela”, afirmou Francisco J. Pozuelos, pesquisador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia e um dos autores do artigo

“Embora esse planeta orbite muito próximo de sua estrela, a uma distância cerca de 10 vezes menor que a de Mercúrio ao redor do nosso Sol, a quantidade de irradiação estelar que ele recebe ainda é baixa, e pode permitir a presença de água líquida na sua superfície, desde que tenha atmosfera suficiente”, explicou o cientista. Vale ressaltar que a LP 890-9 ou TOI-4306 é a segunda estrela mais fria ao redor da qual já foram encontrados planetas.

Superterra

O termo “superterra” é aplicado a exoplanetas, que são planetas localizados fora do Sistema Solar. Eles têm uma massa superior à da Terra, porém menor do que a dos gigantes gasosos do nosso sistema, como é o caso de Júpiter e Saturno. Desse modo, a definição se refere principalmente à dimensão, mas sugere uma possibilidade maior de se tratar de um exoplaneta habitável e com água em sua forma líquida na superfície.

55 Cancri

Cientistas da agência espacial norte-americana Nasa estão em preparação para explorar um planeta que se parece com a Terra, tirando que é tudo diferente. Por meio do potente telescópio James Webb, os pesquisadores querem conhecer mais o 55 Cancri e, que possui características semelhantes ao nosso planeta, mas possivelmente tem chuvas de lava.

O exoplaneta 55 Cancri e não está no nosso Sistema Solar, no entanto, é uma estrela que fica a apenas 40 anos-luz de distância, o que é tão perto que é possível vê-la a olho nu no céu. Para tal, basta olhar a Constelação de Câncer.

Assim, um tweet comentando as características viralizou nas redes sociais. No entanto, a descoberta do exoplaneta 55 Cancri e não é de hoje: astrofísicos já sabem dele desde 2004. Portanto, a única novidade é que a Nasa vai usar o telescópio James Webb para estudar o planeta mais de perto.

Contudo, não é só ele que será analisado. No dia 26 de maio, a Nasa anunciou que irá usar o James Webb para estudar o LHS 3844 b. Os dois exoplanetas são chamados de “superterras” pelos pesquisadores. Isso porque são rochosos e possuem um tamanho próximo ao do nosso planeta. Contudo, apresenta condições geológicas e climáticas extremas – como chuva de lava.

O planeta 55 Cancri e fica a 2,4 milhões de quilômetros de distância da sua estrela, que também é parecida com o nosso Sol. Isso significa que no planeta, o ano dura apenas 18 horas.

Além disso, por estar tão perto de sua estrela, o calor é extremo. É tão quente que, mesmo sendo um planeta rochoso, qualquer mineral ultrapassaria o ponto de fusão. Por essa razão, cientistas acreditam que o 55 Cancri e é coberto por oceanos de lava.

Fonte: Hypeness

Cardi B se declara culpada em processo por agressão física

Artigo anterior

Homem é flagrado ‘surfando’ em metrô de São Paulo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido