• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Planeta vermelho com pôr do sol azul? Descubra como é o pôr do sol em Marte

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      12/05/15 às 18h08

O rover Curiosity capturou uma imagem impressionante do pôr do sol no planeta vermelho. A imagem foi tirada pela câmera Mastcam, em 15 de abril, durante o 956 º dia do robô em Marte. O pôr do sol foi observado em cores pelo Curiosity, que estava localizado numa cratera chamada de Gale.

Marte apesar de ser conhecido como o "planeta vermelho", tem um por do sol em aspecto azulado devido as partículas de poeira na atmosfera marciana. De acordo com um comunicado da NASA, as partículas fazem a luz azul penetrar na atmosfera do planeta de forma mais eficiente do que as outras cores com um maior comprimento de onda, segundo a Nasa. A cor da imagem foi calibrada para que ficasse mais nítida ao olho humano.

Citando o poema "A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock", o Curiosity Rover também twittou a imagem com as palavras "Sigamos então, você e eu, quando a noite é espalhada para fora contra o céu."

Curiosity

3

A missão contendo o rover Curiosity teve início com o lançamento, efetuado em 26 de novembro de 2011 a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, tendo pousado com sucesso em Marte, mais precisamente em Aeolis Palus na cratera Gale em 6 de agosto de 2012. A câmera MAHLI, que registrou o pôr do sol fica no braço robótico do rover, e adquire imagens microscópicas de rochas e solo.Além da Mastcam, o rover Curiosity tem outras dezenas de câmeras sendo a MAHLI uma das principais. Ela pode tirar fotos de cores reais em 1600 × 1200 pixels com uma resolução tão alta quanto 14,5 micrômetros por pixel.

 

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+