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Pneu sem ar e que não fura estará disponível no mercado em breve

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A segurança de um veículo se baseia em muitas coisas, mas com certeza uma das principais dela são os pneus. Até porque é através deles que o veículo se move, e por isso, quando não está bem cuidado, o pneu pode provocar derrapamentos e facilitar acidentes. Justamente por isso que é sempre bom estar com os pneus novos.

E quem tem um carro sabe que uma das coisas mais frustrantes é ter um pneu furado, ainda mais quando isso parece que acontece apenas nos momentos mais inoportunos. Agora imagine se tivesse um pneu que não furasse?

Isso pode parecer um sonho, mas a Michelin está trabalhando para torná-lo realidade e reinventar esse objeto tão conhecido por todos. Essa criação se chama  Uptis (Unique Puncture-proof Tire System), e é um sistema de pneus revolucionário à prova de furos. Por isso que sua promessa é mudar a forma como as pessoas lidam com seus veículos.

Novo pneu

UOL

A estreia desse sistema aconteceu na conferência de mobilidade Movin’ On with Michelin, em Montreal. Ele foi desenvolvido junto com a General Motors, e o protótipo já está nos preparativos para entrar em produção e ser usado nos carros de passageiros até 2024. Testes no mundo real já estão sendo feitos em uma frota de carros de correios da França.

Para se ter uma ideia, todos os anos, aproximadamente 200 milhões de pneus são descartados. Essa quantidade é o equivalente ao peso de 200 Torres Eiffel. Com o Uptis existe o potencial de que esse número seja diminuído de forma drástica, além, é claro, de trazer segurança para os motoristas e contribuírem para a diminuição do impacto ambiental.

Com esse pneu que não fura, a substituição dele será menos frequente e isso também trará outro benefício que é uma menor necessidade de matérias-primas, o que por sua vez diminuirá ainda mais o impacto ambiental. E as pessoas não terão que perder horas do seu dia, reprogramar seus compromissos para esperar o conserto ou a troca de um pneu furado.

Esses pneus sem ar também trarão um benefício gigante para a frotas e diminuirá o tempo de inatividade e os custos em reparos que as empresas que dependem de veículos para atender seus clientes têm.

Mesmo que o Uptis tenha sido planejado especificamente para os veículos de passageiros, ele não tem uma aplicação exclusiva a eles. Tanto é que esses pneus sem ar podem ser vistos nos mais variados veículos, como nos carros autônomos e elétricos que ainda estão sendo desenvolvidos.

Embora a aparência desses pneus seja bem diferente dos que são usados hoje em dia, a Michelin garante que o motorista não irá sentir diferença quando estiver dirigindo. Até porque, eles pesam praticamente a mesma coisa e dão a mesma suavidade no momento de dirigir.

Especificidades

Tricurioso

Quem tem um veículo, ou mesmo aqueles que não têm, já repararam que os pneus novos têm uns sulcos neles que ajudam a escoar a água e evitar a aquaplanagem. Mas além disso, eles também têm uns “pelinhos” de borracha que mostram que o equipamento realmente nunca foi usado.

Mesmo que seja algo funcional, esses pelinhos incomodam algumas pessoas e por conta disso elas acabam retirando-os. Quem faz isso pode usar uma tesoura ou algum material abrasivo, mas sempre com muito cuidado para não tirar a borracha do pneu e acabar com a sua estrutura.

Por mais que não sejam todas as pessoas que tirem esses pelinhos, com o tempo eles acabam saindo naturalmente conforme a borracha é desgastada. A verdade é que esses pelinhos não impactam nem na aderência ao solo e nem na emissão de sons do pneu.

Para quem não sabe, esses pelinhos de borracha também são conhecidos como aberturas de ventilação ou bigodes de pneu. Eles estão presentes no produto porque são resquícios da fabricação dele e aparecem quando o molde do padrão da banda de rodagem é pressionado no pneu.

Quando o processo está na sua fase de vulcanização, que é o momento em que a borracha bruta é aquecida e moldada, acontece um vazamento de borracha pelas aberturas pequenas existentes no molde. No momento em que ela esfria e se solidifica, os fios continuam presos na superfície do pneu.

A importância desses pelinhos é garantir que não existam gases presos ou alguma bolha de ar no produto. Isso porque, caso alguma dessas coisas aconteça, a qualidade estrutural do produto e o seu desempenho podem ser comprometidos. Contudo, quando os pneus saem da fábrica, ter ou não pelinhos não afeta em nada na segurança ou direção do veículo.

Como dito, os pneus são um dos principais itens na segurança de um veículo. Justamente por isso que quando eles estão desgastados devem ser trocados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), eles devem ser trocados quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem for de 1,6 mm, medida essa que é aplicada em todos os sulcos dos pneus.

Além disso, se o motorista vir algumas bolhas ou deformações, também é recomendado que ele troque o produto imediatamente, mesmo que os sulcos não estejam na profundidade de 1,6mm

Muitas pessoas acreditam que existe uma validade para os pneus, mas na realidade ela não existe. O que existe é a recomendação que a cada cinco anos eles sejam trocado, mesmo que não tenham sido usados muito. Até porque, coisas como umidade, exposição à luz solar e temperatura afetam a qualidade do produto.

Fonte: Socientifica, Mega curioso

Imagens: UOL, Tricurioso

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