Curiosidades

Pode colocar papel alumínio na AirFryer?

0

O mundo dos eletrodomésticos também tem suas tendências e novidades que acabam caindo no gosto de todos. Um exemplo disso é a Airfryer. Nos últimos tempos, essas fritadeiras elétricas se tornaram queridinhas dos consumidores. E não é para menos, já que elas são extremamente práticas, ainda mais para preparar refeições rápidas.

Quem tem uma Airfryer sabe que ela é uma grande salvadora em determinadas situações. Contudo, o que muitas pessoas não falam é sobre o momento de lavar o eletrodoméstico. Essa hora, a praticidade dele não é das melhores. Justamente por isso que muitas pessoas acabam colocando papel alumínio para deixar o momento da limpeza mais fácil. Mas será que é realmente seguro usar papel alumínio da AirFryer?

Com essa pergunta em mente, alguns especialistas falaram sobre o assunto e o mais interessante é ver que a resposta varia de acordo com a marca do eletrodoméstico, mas eles não aprovam esse uso.

Papel alumínio na AirFryer

PronaTEC

Britânia

De acordo com Pedro Cheliga, gerente de desenvolvimento de produto da Britânia, é possível colocar o papel alumínio para preparar alguns pratos desde que a pessoa siga duas recomendações básicas. São elas: embrulhar somente o alimento que irá ser cozido ou então o recipiente que for colocado no alimento dentro do cesto.

Cheliga diz que não é recomendável que a pessoa forre o cesto todo da AirFryer com o papel porque ele pode acabar atrapalhando o fluxo de ar e prejudicar o preparo do alimento, além de poder até danificar o eletrodoméstico por impedir que o ar circule.

Mondial

Essa marca permite que tanto o papel alumínio como o manteiga seja usado. De acordo com a empresa, o uso deles até ajuda na versatilidade dos preparos.

Multi

Por mais que usar o papel alumínio possa ajudar no preparo de determinados alimentos, a Multi alerta que cobrindo o fundo da cuba a circulação de ar na AirFryer será menor. Por isso que a marca recomenda que a pessoa aumente o tempo de preparo do prato caso faça isso. Outra recomendação é que a pessoa evite embutidos inteiros dentro do eletrodoméstico.

Philco

Essa AirFryer pode ter o uso do papel alumínio, desde que de forma correta, ou seja, sem que ele bloqueie a circulação do ar quente na fritadeira. A marca pontua que se esse bloqueio acontecer, a distribuição uniforme de calor será afetada e isso impedirá o funcionamento do produto.

Justamente por isso que a Philco recomenda não usar o papel alumínio por muito tempo ou com uma frequência alta porque isso irá prejudicar o funcionamento do produto. E o ideal é que apenas o alimento esteja embrulhado.

Philips Walita

A marca não recomenda o uso nem do papel alumínio e nem o manteiga porque, de acordo com ela, esses materiais impedem que o ar quente circule de forma correta e interfere no resultado do prato, além de ser um risco para o aparelho. Mas a Philips Walita indica outros acessórios para o consumidor, como por exemplo, grelhas e cestas antiaderentes ou de silicone.

Polishop

Na AirFryer da Polishop não existe nenhuma contraindicação para o uso do papel alumínio. Além dele, a marca também aprova o uso de refratários, grelhas e formas para o preparo dos pratos.

É saudável?

Metrópoles

A Airfryer se tornou sinônimo de saudabilidade e praticidade para muita gente. E não é para menos. Até porque, ela pode “fritar” os alimentos sem nenhum pingo de óleo, somente através do ar.

Esse eletrodoméstico funciona mais ou menos como os dispositivos de churrasqueiras, fornos e grills elétricos. Mas no caso dela, seu mecanismo funciona com hélices de altíssima velocidade que fazem o ar quente circular por todo o aparelho.

A popularidade da Air Fryer cresceu justamente por conta de toda a sua praticidade na hora de cozinhar praticamente qualquer alimento. Mas parece que uma dúvida sempre surge quando algum novo eletrodoméstico começa a ser usado com muita frequência e por muitas pessoas. Será que realmente vale a pena cozinhar com esse tipo de mecanismo? Ele é realmente saudável?

Uma das principais e mais conhecidas vantagens da Air Fryer é que ela não usa o óleo. Assim, o teor calórico dos alimentos diminui. Justamente por não usar nenhum tipo de gordura, esse eletrodoméstico diminui consideravelmente o teor calórico dos alimentos. Como resultado, ele também ajuda na perda de peso e no controle dos níveis de colesterol no sangue.

Contudo, ele não tem somente vantagens. Por exemplo, cozinhar alimentos na Air Fryer não é a melhor forma de preservar os nutrientes da comida. Isso porque quanto mais alta for a temperatura, maior será a perda de vitaminas e minerais dos alimentos.

Uma temperatura acima de 100°C já é considerada alta, e a Air Fryer pode chegar até 300°C. Isso faz com que os alimentos percam boa parte dos seus valores nutricionais. Mas é importante lembrar que essa perda também vale para qualquer outra forma de cocção.

Além disso, essas altas temperaturas desse eletrodoméstico podem ser prejudiciais à saúde devido a uma substância química chamada acrilamida. Ela é produzida quando os alimentos são super aquecidos em seu preparo, principalmente aqueles que são ricos em amido, como por exemplo, batata, mandioca e outras raízes.

Essa substância é prejudicial ao organismo humano e, em alguns casos, ela pode fazer com que o organismo desenvolva células cancerígenas. Então, para evitar que isso aconteça, o método mais seguro é cozinhar alimentos por pouco tempo e em temperaturas baixas.

Por conta disso, o recomendável é evitar programar a Air Fryer para uma temperatura muito alta antes do preparo dos alimentos. Fazendo isso, a pessoa evita que ela superaqueça.

Fonte: Tilt, Conquiste sua vida

Imagens: PronaTEC, Metrópoles 

Esse é o motivo de pacotes com ”WhatsApp grátis” estarem com os dias contados

Artigo anterior

7 motivos pelos quais sexo matinal faz bem à saúde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido