Curiosidades

Assim eram alguns eletrodomésticos há 100 anos

0

Não é segredo para ninguém que a vida das pessoas mudou muito com o passar do tempo. Antigamente, ninguém poderia imaginara as facilidades que temos hoje em dia em todos os aspectos da nossa vida, principalmente nas tarefas de casa. Os eletrodomésticos vieram para facilitar praticamente todas as tarefas.

O curioso é que os eletrodomésticos já existem há algum tempo, mas por conta de toda a inovação constante é bem provável que a maioria das pessoas não reconheça modelos antigos deles, ou então nunca tenham visto. E claro que isso também irá acontecer com os aparelhos que usamos hoje. Em 100 anos eles parecerão totalmente obsoletos.

Voltando um século atrás nós podemos ver como será essa sensação das pessoas daqui 100 anos. Os eletrodomésticos desse tempo eram completamente diferentes dos que temos hoje e estamos acostumados a ver. Mostramos alguns exemplos aqui.

1 – Torradeiras

Dusty old thing

Essas máquinas eram bem simples há 100 anos. Até a década de 1950, o invólucro de cromo que cobre todas as partes quentes do aparelho atualmente não era comum. Por conta disso, várias torradeiras tinham pouco revestimento externo. Além disso, alguns tipos desse eletrodoméstico nada mais eram do que slots dispostos em torno de um elemento de aquecimento em brasa.

2 – Máquinas de lavar

Dusty old thing

Dentre os eletrodomésticos mais amados pelas pessoas, com certeza a máquina de lavar é um deles. Mas claro que as máquinas que conhecemos hoje, com carregamento superior e frontal, são bem diferentes das existentes 100 anos atrás.

A primeira máquina de lavar se chamava Thor, e ela tinha uma configuração que se parecia mais com um defumador ou grill na visão de hoje. O modelo usava muito espaço para suportar um tambor bem pequeno. Além do que, ela não tinha ciclo de rotação, por isso era equipada com um rolo manual.

3 – Aspirador de pó

Dusty old thing

Os primeiros modelos de aspirador de pó eram operados de forma manual, ou seja, sua sucção vinha dos foles de madeira e couro que tinham que ser operados separadamente da mangueira. Por conta disso, para usar esse eletrodoméstico antigamente era preciso duas pessoas.

Além disso, os aspiradores eram bem caros quando foram lançados. Então, quem os tinha eram só as famílias ricas, o que implicava que elas tinham várias empregadas, motivo pelo qual o uso do eletrodoméstico não era visto como um inconveniente. Felizmente tudo isso mudou com as tomadas elétricas e o surgimento da classe média.

4 – Multiaparelho de cozinha

Dusty old thing

Mesmo há 100 anos, as pessoas buscavam praticidade quando o assunto eram eletrodomésticos. Já nessa época existia o multiaparelho de cozinha. Contudo, nessa época ele não estava conectado e usava combustível para garantir que o café da manhã estivesse pronto.

Atualmente, essas “estações de café da manhã” são bem mais práticas e fazem muito mais coisa dando muito menos trabalho do que os seus antecessores.

5 – Geladeira

Dusty old thing

Ela também figura no “hall da fama” dos eletrodomésticos atuais. Mas o caminho para que as pessoas tivessem alimentos frescos a seu alcance não foi rápido. Antes que as geladeiras modernas mais eficientes fossem inventadas, vários tipos diferentes de dispositivos de preservação de alimentos foram testados.

O eletrodoméstico de 1919 se parece com um armário com todos os seus painéis de vidro que davam aos seus donos a possibilidade de ver o que estava dentro deles. Contudo, o condensador dessa geladeira parece ocupar metade do espaço dentro dela.

Felizmente, hoje temos geladeiras com muito espaço, com gavetas, slots e prateleiras em lugares convenientes para caber tudo o que uma pessoa possa querer. Além disso, elas não se parecem com móveis antigos.

Fonte: Dusty old thing

Imagens: Dusty old thing

Casal resgatou mais de 20 bebês de um berçário em chamas

Artigo anterior

Qual o salário do presidente do Brasil?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido