Curiosidades

Pomerode: A pequena Alemanha brasileira

0

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, é popularmente conhecida como a cidade mais alemã do Brasil ou a pequena Alemanha Brasileira. Isso pode ser representado pela sua música, arquitetura e natureza. Além, é claro, da própria população.

A cultura alemã está presente em cada parte da cidade. Exemplo disso são os museus, restaurantes típicos e cervejarias, e a própria casa dos moradores.

Vale lembrar que nesta época de fim de ano, o local fica ainda mais encantador com as decorações típicas de Natal e Ano Novo.

História de Pomerode

Mémorias

A região da cidade fazia parte da Colônia Blumenau. No ano de 1863, o local recebeu vários imigrantes da Pomerânia, que ocuparam lotes em Rio Têsto. Por isso, a maioria dos habitantes possuem descendência alemã e 80% da população fala fluentemente o idioma, sendo comum na região as escolas bilíngues.

Apesar de terem passado diversos anos, os costumes seguiram intactos desde a chegada dos primeiros alemães. Isso pode ser visto por meio das construções de estilo enxaimel (Fachwerk em alemão), das festas e bailes. Outra característica são os jardins floridos das casas.

A cidade tradicional ainda possui um polo industrial moderno e está no ranking das melhores qualidades de vida do Brasil.

Festas e culinária 

Daniel Zimmermann

A cidade de Pomerode possui diversas festas típicas alemãs, entre elas está a Festa Pomerona. Essa celebração dura dez dias, com músicas, danças, chopp e comidas típicas da Alemanha.

A festa ainda conta com o casamento. Neste momento, os noivos e os convidados, que usam roupas típicas, participam de várias cerimônias. Entre elas, o quebra-cacos é a mais diferente, pois as louças são quebradas para trazer sorte ao casal. Durante o evento também se tem competições de knüppelwerfe (arremesso de peso) e de scheibenschießen (tiro ao alvo).

Também pode ser notada a raiz alemã das cidades por meio dos restaurantes acolhedores e convidativos. O cardápio é caracterizado pela presença de comidas típicas, como o marreco recheado, Kassler (bisteca de borco) e Eisbein (joelho de porco).

Além dos restaurantes, também existem locais especializados na produção de cerveja, chocolate e linguiça.

Arquitetura 

Gazeta do Povo

A arquitetura local é caracterizada por construções no estilo enxaimel. Isso remete a construções do interior da Alemanha. Outra característica é que a cidade é dominada por casas de madeira e ruas de paralelepípedos.

O Enxaimel é uma técnica de construção caracterizada pelos tijolos e vigas aparentes de madeira.

Atrações turísticas em Pomerode

OCP News

A cidade de Pomerode apresenta diversas atrações culturais e gastronômicas para todos os gostos. Para as pessoas que buscam mergulhar na história, existem locais ideias como a Casa do Imigrante Carl Wegee, Museu Pomerano, Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann, Museu do Marceneiro, Museu do Automóvel e Museu do Brinquedo.

Já para os que buscam contato com a natureza, uma boa opção pode ser o Zoo Pomerode, que foi fundado pelo imigrante alemão Hermann Weege. Considerado o maior zoológico de Santa Catarina, ele possui 1.000 animais e mais de 240 espécies.

Ao lado do zoológico está a Vila Encantada. Em meio à natureza, se encontra a casa que pertenceu ao fundador do Zoológico. Outras atrações do local são o museu com fósseis reais, a Vila dos Piratas e as árvores nativas com placas explicando a sua história.

Além disso, pode-se visitar o Portal Turístico Sul, símbolo da cidade, que foi construído para dar boas vindas aos turistas. Outro portal famoso é o Wolfgang Weege, uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia entre 1720 e 1945. Atualmente, a cidade faz parte da Polônia.

A Rota do Enxaimel também é uma atração querida pelos turistas. Neste local, é possível encontrar casas antigas que foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além disso, é possível ver casas em que ainda vivem famílias. Um exemplo é a Casa Siewert, onde já viveram seis gerações da família, e foi construída em 1913.

Fonte: Free Way, O Município

Criaturas do tamanho do Godzilla poderiam realmente existir?

Artigo anterior

Esse ”disco voador” pode flutuar pela lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido