Curiosidades

Por qual motivo mais de 500 castelos foram abandonados na Turquia?

0

Os castelos começaram a ser construídos, por volta do ano de 800. Os primeiros castelos eram estruturas de madeira, protegidas por paliçadas. Posteriormente, a madeira foi sendo substituída por pedras, somente mais tarde. A mudança ocorreu no fim do Império Romano. Com as crescentes invasões nórdicas, vieram os muros de pedras e rochas, erguidas sobre ruínas de construções. Do mesmo modo, vieram as fortificações romanas.

Normalmente, os castelos eram construídos sempre na parte mais alta do terreno. Geralmente, sempre no topo das maiores colinas. E por mais que as pessoas imaginem eles como uma construção solitária no meio do nada, em Burj Al Babas, perto do Mar Negro, na Turquia, existe uma vila com 587 mini-castelos. No entanto, essas construções estão inacabadas e abandonadas.

Quem idealizou esse projeto foi o Sarot Group como um desenvolvimento urbano de luxo. O objetivo era oferecer aos turistas ricos uma vida de realeza no Oriente Médio. Esse empreendimento foi feito na cidade romana de spa de Mudurnu, e deveria ter piso aquecido e jacuzzis em todos os andares.

Abandonados

Mistérios do mundo

Os castelos começaram a ser construídos em 2014, mas no caminho teve vários desafios, como por exemplo, o descontentamento com como a estética estava ficando e danos ambientais que os construtores supostamente estavam causando. Como se isso não bastasse, a economia da Turquia teve dificuldades e acabou devendo 27 milhões de dólares para os desenvolvedores do projeto. Por conta de tudo isso, a construção dos castelos ficou paralisada e seus desenvolvedores declararam falência.

Em 2019, os investidores saíram do projeto, mas mesmo assim o Sarot Group acreditava que o projeto seria concluído. Contudo, no começo da pandemia o projeto ficou totalmente abandonado, o que fez que se tornasse ainda mais difícil a sua conclusão.

Por conta disso, hoje em dia, Burj Al Babas é uma cidade abandonada cheia de castelos inacabados e uma paisagem irregular, coisa digna de um cenário pós-apocalíptico.

Castelos

Mistérios do mundo

O projeto foi inspirado originalmente para ser um oásis inspirado na Europa no Oriente Médio. Contudo, atualmente ele está totalmente abandonado com os materiais de construção espalhados pela cidade.

Ao todo são 587 castelos com vários andares inspirados no estilo gótico. Em teoria, eles seriam um atrativo para os árabes do Golfo e lhes ofereceriam vistas naturais impressionantes. No entanto, como a economia da Turquia entrou em queda, o projeto não conseguiu ser concluído.

Mesmo que o projeto não tenha sido acabado é possível ver a ideia de Burj Al Babas. Esses castelos proporcionariam uma experiência de vida como um membro real para aqueles que estivessem dispostos a gastar entre 370 e 500 mil dólares por um castelo.

Construções

Mesmo que eles não sejam um traço típico da arquitetura do nosso país, é possível encontrar vários pelo Brasil. Alguns surgiram influenciados pela colonização europeia. Onde os imigrantes traziam suas tradições da arquitetura. Por outro lado, em alguns casos, são apenas desejos de seus proprietários.

1 – Castelo Furlani

Viva decora

Em 1901, o engenheiro Fausto Furlani chegou à Pederneiras, em São Paulo. Em 1903, ele comprou um terreno na região norte da cidade e construiu sua residência para caber a família inteira.

Em 1911, o pai Leonardo convenceu seus filhos, Amadeu, Giovani Batista Mario, Valério e Fausto a construir o castelo. Eles começaram em 1913, e concluíram um ano depois. O castelo tem uma linha renascentista. Por outro lado, ele combina elementos típicos asiáticos. Do mesmo modo, tem uma altura que equivale a um prédio de quatro andares.

2 – Castelo de Araras

Viva decora

O castelo, na cidade de Araras, em São Paulo, é do piloto Luiz Michelin Neto. Ele ocupa uma área de cinco mil metros quadrados. O castelo começou a ser construído nos anos 1990, e tem fama de ser mal assombrado porque, segundo a lenda, um operário morreu decapitado , durante a construção.

Basicamente, o castelo conta com várias coisas que se espera de um castelo, como ponte levadiça, balcões, sacadas, fosso, torres e muralhas de proteção.

3 – Vila Medieval

Viva decora

Esse castelo, em São José dos Campos, foi inspirado em obras europeias. Algumas coisas que o inspiraram foi o castelo de Langeais, no Vale do Loire, na França; na Torre de Mounmouth, no País de Gales; e no castelo do príncipe alemão, Von Earbach.

Atualmente, ele é ocupado pelo Centro de Artes Suzana Lais de Mendonça. Surpreendentemente, nele, são feitas várias exposições, convenções e festivais de música erudita.

4 – Castelo de Itaipava

Viva decora

Localizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele é um castelo renascentista, que foi construído na década de XX. Hoje em dia, ele é um hotel luxuoso e um espaço para eventos. Além de uma biblioteca e um acervo de peças da época.

5 – Castelo da Ilha Fiscal

Viva decora

Esse castelo, no estilo neogótico, fica na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Ele foi inspirado pelas grandes construções francesas, do século XIV. O projeto do castelo foi feito para o Ministério da Fazenda, pelo engenheiro, Adolpho José Del Vecchio. Ele ficou pronto em 1889, depois de oito anos de trabalho escravo.

Fonte: Mistérios do mundo, Viva decora

Imagens: Mistérios do mundo, Viva decora

Milionário diz que não mima os filhos e os coloca na classe econômica enquanto voa de primeira classe

Artigo anterior

Cara Delevingne: ‘É difícil enxergar a beleza quando ela é cercada de dor’

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido