• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que quase todo mundo tem medo de baratas?

POR A redação    EM Curiosidades      01/09/14 às 18h47

Quem nunca deu uma estremecida "daquelas" ao encontrar uma barata - de surpresa - em alguma gaveta, que atire a primeira pedra! Mas sem mentir hein! Pois é, sei que vai ter marmanjos pagando de machões agora, mas o fato é que esses bichos tão cascudos e tão pequenos (isso é relativo) realmente apavoram alguns seres humanos!

Para os cientistas, esse terror todo não passa de um nojinho básico. Eles explicam que, a repugnância ou não que os bichos nos causam está diretamente ligada à associação que fazemos com o ambiente de onde ele veio. Então, assim, de forma resumida, seria o velho e conhecido preconceito mesmo o responsável por nosso medo das baratas!

Os pesquisadores dizem que a mesma coisa acontece com os ratos de esgoto, por exemplo; e os hamster, que compramos nas pet shops. Dos limpinhos cuidamos, os sujos, matamos, gritamos e fazemos um circo daquele tamanho! (Êh histeria danada!).


Outra boa explicação para esse "fenômeno" também pode estar ligada às lembranças que temos de nossa infância. Normalmente uma criança que via a mãe se descabelar diante de uma baratinha, vai crescer um adulto apavorado com esses insetos! Dessa forma, nem todas as culturas desenvolveram essa frescurite, porque - de forma bem prática - as baratas, mesmo feias e asquerosas, não conseguem ferir as pessoas e, portanto, seu perigo não é real. (Convença todo mundo disso agora, sabichão!)

Mas uma coisa está cientificamente comprovada: as mulheres sentem mais "medo" das cascudas que os homens! Uma pesquisa, de 1994, mostrou que as damas (ui) têm 2 vezes mais terror às baratas que os homens, por serem mais vulneráveis a transtornos ansiosos. Então, meu cavalheiro, não custa nada ajudar quando uma mulher estiver se contorcendo em frente a uma delas, ok? (A não ser que o gostosão esteja com medo também,né... vai saber!).

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+