Natureza

Por que a água do mar é salgada?

0

Se você já esteve no mar um dia, vai se lembrar de ter mergulhado e sentido o gosto da água. Todos nós sabemos que a água do mar é salgada, mas ao experimentá-la, é comum ficar chocado com o quão salgada ela é. Mas qual seria o motivo? Afinal, de onde vem o sal? Para saber essa resposta, precisamos voltar bastante no tempo – 4 bilhões de anos aproximadamente.

Por que a água do mar é salgada?

Nem sempre a superfície terrestre foi como conhecemos hoje. Durante a formação do planeta, vulcões liberaram quantidades enormes de vapor de água, que, por sua vez, se acumularam na atmosfera. Então, quando o planeta começou a esfriar, esse vapor de água se condensou. Sendo assim, a Terra passou por um período extenso de chuva.

Basicamente, a superfície foi enxaguada e os pontos mais baixos da Terra começaram a acumular água. Mas, até chegar nas depressões, a água levou algumas partes da superfície, carregando consigo grandes quantidades de minerais. Isso responde como os oceanos se formaram, mas não responde exatamente quanto sal foi depositado.

Hoje em dia, esse processo ainda ocorre. A água de chuva que cai na terra é levemente ácida, então, ela corrói as pedras. Isso libera íons que são levados para as correntes de água, que alimentam o mar.

Muito desses íons dissolvidos são usados pelos organismos do mar, então são removidos da equação. Já outros não são removidos, por isso suas concentrações aumentam com o tempo.

Outra fonte de sal são os fluidos hidrotermais, que saem das fissuras no assoalho. Assim, a água do mar entra nas fissuras e recebe calor do magma no núcleo do planeta. Com isso, várias reações químicas acontecem. A água perde oxigênio, magnésio e sulfatos, e ganha metais como ferro, zinco e cobre das pedras. Então, essa água esquentada é liberada pelas fissuras, levando consigo os minerais.

Quanto sal o oceano tem?

O U.S. Geological Survey, centro de pesquisas dos Estados Unidos, defende que calcular a quantidade de sal no oceano não é uma tarefa fácil. Mas, muitos cientistas dizem que o número está em torno de 50 trilhões de toneladas! Isso daria em média 35 gramas de sal por litro. Contudo, essa proporção varia de acordo com a região. Por exemplo, no mar Morto, a concentração chega a 300 gramas por litro. Já nos polos, o derretimento do gelo diminui a concentração.

Dessa forma, se retirássemos o sal da água e colocássemos sobre a superfície terrestre, teríamos uma camada de aproximadamente 150 metros de profundidade. Considerando que 97% da água do planeta está nos oceanos, não podemos contar com rios e chuvas para dessalinizá-los.

Matemático de Harvard resolveu problema épico de xadrez de 150 anos

Artigo anterior

Apple AirTag: como dispositivo está sendo usado para perseguir mulheres

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido