Ciência e Tecnologia

Apple AirTag: como dispositivo está sendo usado para perseguir mulheres

Apple AirTag
0

Desde que o Apple AirTag foi lançado em abril de 2021, muitos usuários já fizeram um questionamento muito válido: o que dizer a respeito da segurança? Esse dispositivo foi projetado, inicialmente, para ajudar usuários a encontrarem seus objetos, como chave, mochila e malas perdidas, mas mulheres vêm falando do perigo que isso representa em relação às perseguições.

O botão, de cerca de três centímetros, funciona com diferentes tipos de conexões e sinais como GPS para registrar a localização do objeto perdido. Claramente, isso é util se for colocado em uma mala durante uma viagem, mas é preocupante se for colocado em seu carro por um estranho.

Sendo assim, essa preocupação não é em vão, já que pelo menos 6 mulheres já reportaram que foram perseguidas com o Apple AirTag.

Apple AirTag

Reprodução

As vítimas

Uma das vítimas foi Amber Norsworthy, de 32 anos, moradora do Mississipi, nos Estados Unidos. Em entrevista à BBC, ela relatou que no dia 27 de dezembro, recebeu uma notificação em seu celular ao chegar em casa. Assim, o que ela estranhou era que essa notificação tinha um barulho diferente.

A notificação dizia que o celular detectou um dispositivo desconhecido seguindo seus movimentos. Então, Amber abriu seu aplicativo “Find My” e ficou aterrorizada. Nele, estava toda a sua rota até sua casa. Qualquer pessoa que tivesse acesso ao AirTag saberia exatamente onde ela morava, seus horários e qual rota ela seguia.

Amber ligou para a polícia, mas isso se mostrou em vão. Ela acredita que o Apple AirTag foi colocado em seu carro, mas ela não sabe onde exatamente. Além de Amber, mais 5 vítimas foram entrevistadas.

A Apple comunicou que “leva a segurança do cliente muito a sério e está comprometida com a privacidade e a segurança do AirTag”. Mas, como nada está sendo feito e com essa prática aumentando, usuárias estão cada vez mais preocupadas.

Por que a água do mar é salgada?

Matéria anterior

Branca de Neve da Disney: as críticas do ator Peter Dinklage à nova versão

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos