• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre o Mar Morto

POR Leticia Rocha    EM Natureza      04/12/18 às 15h32

O Mar Morto é talvez um dos pontos turísticos mais importantes e conhecidos do mundo. Apesar de a maior parte de nós nunca ter ido até lá, todos conseguimos nos lembrar da imagem de uma pessoa flutuando no mar. De preferência segurando um jornal, tudo isso para mostrar o alto nível de salinidade do mar.

Sim, o mar tem níveis tão altos de salinidade que um ser humano pode inclusive flutuar. Algo similar como quando colocamos um ovo em uma água com sal e ele flutua.

Conheça agora algumas coisas que você não sabia sobre o Mar Morto.

1 - Não é um mar

Apesar de ser chamado de mar, o Mar Morto é na verdade um grande lago que nem sequer tem saídas para o oceano. O lago retém toda sua água, que não flui para nenhum outro local.

2 - Por que morto?

Devido aos altos níveis de salinidade, nenhuma planta ou peixe consegue viver no local. Por isso, o mar é chamado de morto, já que o local não oferece condições de sobrevivência. Os únicos seres vivos encontrados no mar são algumas bactérias. O nível de salinidade do Mar Morto é 9,6 maior que de qualquer outro mar.

3 - Por que tão salgado?

A água do Mar Morto é resultado de um processo que envolve a água da chuva. Todos nós sabemos que água da chuva é ácida, o que acontece é que esses ácidos se quebram e dissolvem as rochas que se transformam em sal.

4 - Mar morto e clima seco

O clima na região do Mar Morto é considerado único. Faz sol em 330 dias do ano e a umidade é sempre baixa e o clima quente. No entanto, lá também é um dos poucos locais no mundo em que você pode tomar sol tranquilamente, isso porque o local é coberto por três camadas naturais de raios UV.

5 - Você flutua, mas ainda pode morrer afogado

Como nós dissemos acima, as pessoas flutuam no mar devido a alta salinidade. Isso porque não existe uma outra forma de ficar no mar se não for flutuando, tanto é que nadar é uma tarefa quase que impossível. Por conta da alta flutuabilidade, as pessoas acabam também se afogando no local. Isso porque é difícil se locomover e, dependendo da posição em que a pessoa fica, o fim pode ser fatal.

6 - Mar Morto antiga cidade de Sodoma

Você se lembra daquela história bíblica de Sodoma e Gomorra? As cidades estavam cheia de pecados e pecadores e por isso Deus lançou enxofre sobre a cidade e a destruiu. O resultado dessa chuva de fogo e enxofre seria o Mar Morto.

7 - Oxigênio a mais

Graças ao clima único, que nós mencionamos acima, a região do Mar Morto é rica em oxigênio. O local tem níveis extras de oxigênio e isso causa uma sensação agradável e relaxante.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+