Curiosidades

Por que algumas pessoas sentem enjoo ao viajar de carro?

0

Se você é uma pessoa que sofre enjoo com veículos em movimento, pode ser difícil viajar por causa de sintomas como tontura, vertigens, náuseas e até vômitos.

Não é possível explicar como algumas pessoas conseguem ler e mexer no celular durante longas viagens, enquanto outras passam mal durante o trajeto. Assim como não se sabe porque algumas pessoas sentem enjoo por conta do movimento apenas em alguns tipos de veículos e não em outros.

Mas existem duas teorias que podem ajudar a explicar esse fenômeno.

As teorias

Foto: djedzura / Depositphotos

A teoria dos conflitos sensoriais aponta que o nosso sistema de equilíbrio é um dos principais fatores que provoca o enjoo de movimento. O equilíbrio é mantido por meio da combinação do que estamos vendo e sentindo, com as informações enviadas pelo órgão responsável pelo equilíbrio nos nossos ouvidos internos, o que ajuda o nosso sistema de equilíbrio a determinar onde estamos.

Caso as informações dos nossos olhos, ouvidos internos, dos sentidos do tato e pressão não coincidirem, elas podem nos fazer perder o equilíbrio ou a estabilidade. Por isso, acredita-se que o enjoo de movimento é provocado por causa do desequilíbrio de informações dos nossos sentidos. Enquanto nossos olhos e ouvidos internos dizem ao corpo que estamos nos movendo, estamos sentados em uma mesma posição durante todo o trajeto.

Por isso, quanto menos contradições sensoriais sofrermos em um veículo, menos propensos estamos a sentir enjoo. Pensando nisso, podemos afirmar que viajar em um carro em uma rodovia reta e suave, causará menos incongruências sensoriais do que viajar em uma estrada sinuosa e cheia de buracos.

Esta tese é considerada a explicação mais forte para o enjoo de movimento. No entanto, uma teoria alternativa aponta que tudo está relacionado ao controle da postura. 

De acordo com essa segunda teoria, o enjoo de movimento não acontece apenas por causa da falta de coincidência das informações sensoriais. Na realidade, nossa incapacidade de mudar nossa postura para reduzir a diferença de informações é o que provoca o mal-estar.

Apesar disso fazer sentido, até porque nem sempre podemos nos mover durante uma viagem, não existem muitas evidências para apoiar essa teoria.

Não existe uma única razão para o enjoo

Foto: leungchopan/Fotolia

As pessoas possuem enjoo de movimento de formas diferentes e não existe uma única razão para algumas pessoas sofrerem com mais frequência que outras.

No entanto, as diferenças entre como os sistemas de visão e o equilíbrio de uma pessoa funcionam afetarão como elas podem se sentir em diferentes tipos de veículos. Alguns distúrbios – incluindo enxaquecas e doenças do ouvido interno, como a doença de Ménière – aumentam a chance de enjoo de movimento.

O sexo e a idade podem também aumentar a probabilidade de sofrer enjoo de movimento. Algumas pesquisas apontam o pico desse mal-estar com nove ou dez anos de idade e que são mais comuns em mulheres. Mas não são apontados os motivos para isso acontecer.

O veículo em que as pessoas viajam também afeta a severidade do enjoo de movimento. Além disso, quanto mais tempo durar a experiência e quanto maior for o tamanho do movimento, piores serão os sintomas.

Muitas pessoas também sofrem de enjoo de movimento quando viajam como passageiros e não quando estão dirigindo o veículo. Isso pode ser explicado pelo fato do motorista antecipar o movimento do veículo e movimentar seu corpo conforme esse deslocamento.

Se o carro fizer uma curva fechada, por exemplo, o motorista ficará olhando para frente, antecipando o movimento do veículo enquanto ele faz curva, já os passageiros costumam reagir apenas no momento da curva, inclinando-se na direção oposta.

“Ciberenjoos”

Foto: Married Games/Reprodução

O enjoo de movimento não está limitado ao “mundo real”. Os “ciberenjoos” são enjoos de movimento que as pessoas sofrem nos ambientes virtuais, muitas vezes enquanto jogam videogames.

Ele ocorre por causa do conflito sensorial provocado por ver o ambiente mover-se na tela enquanto o corpo permanece estacionário. Por isso, assistir filmes 3D no cinema também pode causar enjoo.

Para as pessoas que sofrem com enjoo de movimento, o recomendado é evitar ler no carro, além de tentar olhar para fora da janela. Isso pode ajudar a reduzir as náuseas, visto que informações visuais coincidem melhor com as informações de equilíbrio dos ouvidos internos.

Essa indicação também é válida para viagens em navios e trens. Concentrar-se no cenário que está passando na sua janela pode reduzir os sintomas.

Também ajudam a reduzir o enjoo de movimento não comer muito antes de viajar, ventilar o veículo e fazer paradas regulares. Caso isso não funcione, pode ser usada medicação contra o enjoo, sob prescrição médica.

Os remédios diminuem a atividade do sistema de equilíbrio do cérebro ou a quantidade de sinais que o cérebro envia para o intestino, o que ajuda a reduzir as náuseas e os vômitos.

Fonte: BBC

Mulher é atacada pelo próprio pit bull dentro de elevador

Artigo anterior

Cinco curiosidades sobre o Lollapalooza no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido