Curiosidades

Por que mais e mais pessoas estão a colocar pimenta na máquina de lavar?

0

Das várias tarefas domésticas, lavar a roupa pode não ser a mais chata e difícil. Até porque, na maioria das vezes, é só colocar tudo dentro da máquina de lavar e apertar alguns botões. Contudo, existem alguns truques na hora de lavar a roupa que nem todas as pessoas podem conhecer, como por exemplo, colocar pimenta-preta na máquina.

Claro que a princípio essa ideia parece bem estranha e sem sentido nenhum, mas ela tem o seu motivo e está fazendo sucesso. As pessoas estão colocando a pimenta-preta na hora de lavar as roupas porque os componentes que ela tem ajudam no processo de limpeza.

Um exemplo disso é que ela não deixa que os fungos se acumulem. Ela também tem um cheiro agradável, o que deixa um perfume a mais em todas as peças.

Por que usar

Conselhos e truques

Por conta da ação antibacteriana que essa pimenta tem, ela pode ser a solução para o cheiro ruim que fica nas roupas por conta de bactérias que não são possíveis ser vistas, mas que estão presentes. Para isso, basta colocar uma pitada de pimenta-preta moída na máquina de lavar.

O ingrediente tem mais um benefício. Ele pode ser um grande aliado na proteção de cores das roupas. É dito que a pimenta-preta pode ajudar a segurar as tintas dos tecidos e evitar que as cores desbotem rápido.

Para ter todos esses benefícios basta colocar mais ou menos uma colher de chá de pimenta-preta moída cada vez que for lavar a roupa. A pimenta pode ser jogada direto na máquina junto com as roupas. Então, é só seguir o processo de lavagem como a pessoa faz de costume.

Pimenta

MSN

Além de trazer benefícios na hora de lavar roupa, a pimenta é um ingrediente de praticamente todas as receitas. Ao contrário da maioria absoluta dos animais que relaciona o sabor picante de uma pimenta com perigo e ameaça, mostrando que aquela planta não deve ser comida, os humanos são a única espécie que se atrai por essa intensidade de sabor. Mas qual o motivo de isso acontecer?

O motivo disso volta até a América Central há quase seis mil anos. Nessa época foram descobertos os primeiros indícios de domesticação de pimenta. Esse amor pode ter surgido na América Central, mas ele foi exportado para a Europa e para o resto do mundo, principalmente a partir do século XVI. Desde então, o consumo de comidas picantes não apenas aumentou, como a intensidade das pimentas produzidas também viu um aumento.

Hoje em dia, existem cinco tipos de pimenta domesticadas. A partir delas, mais de três milhões de toneladas dessa especiaria é produzida anualmente. São elas: Capsicum annuumC. chinenseC. frutescensC. baccatum e C. pubescens. Esse mercado é bastante lucrativo, gerando mais de quatro bilhões de dólares.

O segredo do sabor picante está em um componente químico chamado capsaicina. Ele estimula os receptores que temos na boca chamados TRPV1, que são responsáveis por detectar o calor e, em teoria, teria que nos avisar para evitar esses alimentos que deixam a sensação de “queimar”.

Contudo, a sensação de quentura que a capsaicina sugere é uma ilusão, visto que, na realidade, nada está realmente queimando na boca.

Mas o que faz esse sabor picante ser tão interessante para nós, mesmo representando um possível perigo? As especulações sobre esse gosto por pimenta são muitas, porém, nenhuma conclusão absoluta foi obtida até agora.

De acordo com alguns especialistas, o motivo está no fato de a capsaicina dar benefícios para a saúde, já que ela ataca fungos e parasitas, diminui a pressão arterial e tem propriedades antimicrobianas.

Contudo, na visão dos psicólogos, o motivo estaria relacionado a um grau de masoquismo atávico à existência humana. Por conta dele, as pessoas gostam da sensação que uma montanha-russa dá, assim como comem pimentas como uma forma de desafiarem seus medos e provar que conseguem controlar seus impulsos e temores do corpo.

Fonte: Justocantins news, MSN

Imagens: Conselhos e truques, MSN

Tem algum problema em comer a substância branca e viscosa do presunto?

Artigo anterior

Após cancelamento de pacotes, Ministério do Turismo cancela cadastro da 123 Milhas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido