Curiosidades

Tem algum problema em comer a substância branca e viscosa do presunto?

0

O presunto é um alimento ultraprocessado que faz parte de várias receitas, como por exemplo, omeletes, massas, molhos e sanduíches. A origem dele estpa nos tempos antigos e, com o passar do tempo, ele foi se refinando. Atualmente, ele mistura tradição com práticas modernas, o que lhe dá uma textura e um sabor bem ricos.

Quem gosta do alimento, ou até mesmo quem não gosta mas já o observou, sabe que algo pode acontecer quando ele está na geladeira. Às vezes aparece algo esbranquiçado na superfície do presunto. Isso faz com que muitas pessoas questionem se é prudente ou não comê-lo.

A substância esbranquiçada aparece por conta da interação das bactérias do ácido lático com os compostos do presunto. Ou seja, isso não é algo com o que se preocupar. Eles têm um papel vital no desenvolvimento tanto do sabor como da textura do alimento.

É seguro?

Mistérios do mundo

Essas bactérias são colocadas de forma deliberada e com frequência durante a produção do presunto. Elas ajudam nos sabores únicos e na textura do alimento. E de acordo com alguns estudos, elas podem promover a saúde digestiva, já que equilibram a flora intestinal.

Por isso que a substância branca não é uma coisa com a qual se preocupar. Comer o presunto mesmo com ela em sua superfície é seguro. O presunto tem que ser jogado fora quando ele tem sinais de deterioração, como por exemplo, mudança de cheiro, textura, aparência, gosto ruim, mofo, embalagem danificada ou insetos ou larvas no alimento.

Para que as qualidades do presunto sejam mantidas, ele deve ser armazenado de forma correta. Ele deve ser colocado em uma região fresca da geladeira, que esteja de preferência em torno e 4°C. Isso irá evitar que ele estrague rapidamente. E se o presunto estiver fatiado, é recomendável que ele seja protegido do ar com um plástico filme ou um pano.

Presunto

Superinteressante

Mesmo quem gosta pode não saber que existem vários tipos de presunto e que dentre esses tipos os nutrientes deles também podem variar. Por ser um alimento ultraprocessado, o consumo regular dele não é uma coisa recomendada. No entanto, é impossível negar que o presunto está presente na dieta de vários brasileiros. Justamente por isso é importante conhecer quais são as diferenças entre os tipos para que assim a pessoa consiga escolher aquele que mais a apetece.

Presunto tradicional

O comum, ou tradicional, é encontrado em padarias e mercados de forma mais fácil. Esse presunto é feito a partir do pernil de porco e tem sal e vários aditivos alimentares, como por exemplo, corantes, conservantes e realçadores de sabor. Normalmente, nesse tipo também é encontrado potássio, proteína e gordura saturada.

“É uma fonte de proteína animal, o que significa que ele contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação dos tecidos do corpo. Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como ferro e zinco”, disse Érica Oliveira, nutricionista do Hospital Nove de Julho (SP).

Em uma fatia desse tipo é visto: 24 calorias; 0,4 g de carboidratos; 3 g de proteínas; 1,1 g de gorduras; 7,5 mg de colesterol; 240 mg de sódio.

Apresuntado

Dentre os tipos, o mais comum é que as pessoas confundam e tenham dúvidas sobre qual é a diferença entre o presunto e o apresuntado. “Ambos são produzidos com carne suína, a diferença está na composição. Enquanto o presunto é produzido com corte mais nobre, como o pernil (paleta traseira), o apresuntado é produzido com as sobras da produção do presunto e paleta dianteira, o que, geralmente, torna-o mais gorduroso, com mais sódio e menos proteína”, explicou Alyssandra Soares, nutricionista do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh).

Além disso, é mais comum que o presunto tenha um sabor mais intenso, justamente porque ele é feito de carne suína curada e maturada, ao contrário do apresuntado, que é feito de carne de porco processada. Além disso, essa carne é separada de forma mecânica e outros ingredientes são colocados para que no final ele tenha um sabor e uma textura parecidos com os do presunto.

No caso desse tipo, um fatia contém: 25 calorias; 0,8 g de carboidratos; 2,9 g de proteínas; 1,1 g de gorduras; 256 mg de sódio.

Parma

Essa é uma versão do embutido na versão seca e curada. O presunto parma é feito com a carne das pernas do porco. Elas são selecionadas, salgadas, lavadas e maturadas por até três anos. É isso que faz com que esse tipo tenha um sabor intenso e uma textura macia.

E da mesma forma que o presunto tradicional, o parma é uma fonte de nutrientes, como por exemplo, vitaminas, proteínas e alguns minerais, como o ferro. Além disso, ele tem quantidades pequenas de gordura monoinsaturada, que é saudável para o coração. Mas ele tem maiores quantidades de sódio, e por isso é mais calórico.

Em uma fatia do parma existem: 80 calorias; 0 g de carboidratos; 7,6 g de proteínas; 5,5 g de gorduras; 773 mg de sódio.

Presunto defumado

Assim como o próprio nome diz, ele é um presunto que foi defumado para conseguir mais sabor, aroma agradável e textura. Esse tipo é uma grande fonte de ferro, proteína, vitamina B12 e sódio.

“No entanto, o processo de defumação aumenta ainda mais os níveis de substâncias químicas carcinogênicas (como a acrilamida e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), que são prejudiciais à saúde, se consumidos em excesso. A recomendação é consumir com bastante moderação”, pontuou Isolda Prado, nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e professora de nutrologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Em uma fatia de presunto defumado estão presentes: 13 calorias; 0,30 g de carboidratos; 2,44 g de proteínas; 0,26 g de gorduras; 202 mg de sódio.

Royal

O último tipo de presunto é o royal. Ele é feito a partir de carne de porco em uma solução de água, sal e mais ingredientes, como por exemplo, açúcar e conservantes. Além disso, ele também é cozido. Por conta disso, esse tipo tem um sabor suave e uma textura macia.

Da mesma forma que o tradicional, esse tipo de presunto é uma fonte razoável de proteína animal e vitamina B. Contudo, o presunto royal é bem rico em sódio e outros aditivos.

Uma fatia desse tipo tem: 31 calorias; 0 g de carboidratos; 3,6 g de proteínas; 1,8 g de gorduras; 179 mg de sódio.

Fonte: Mistérios do mundo, VivaBem

Imagens: Superinteressante, Mistérios do mundo

Cientistas encontraram ser vivo de 17.000 anos no fundo do Oceano Pacífico

Artigo anterior

Por que mais e mais pessoas estão a colocar pimenta na máquina de lavar?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido