Curiosidades

Por que no Brasil os carros são quase sempre brancos, pratas ou pretos?

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Os carros se popularizaram no século XX no mundo todo e as economias se desenvolveram sendo bem dependentes deles. O carro moderno nasceu em 1886 quando Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen. Desde então, os carros se modernizaram com o tempo para atender as novas necessidades dos consumidores.

Mesmo que a quantidade de carros nas ruas seja um problema, as pessoas ainda desejam tê-los. Até porque, nossa sociedade se moldou para que o carro fosse uma necessidade. Contudo, junto com ele vem vários outros custos, que, às vezes, as pessoas acabam deixando de lado. Entretanto, ele continua sendo um bem de consumo desejado por quase todos. E não é à toa que praticamente todo ano o mercado automobilístico fatura milhões.

Contudo, independentemente do modelo, ano, ou marca, é notável que no Brasil algumas cores são predominantes entre os veículos. O fato é que uma grande maioria do carros que andam pelas ruas do nosso país são de três cores: ou brancos, pretos ou pratas. Mas você já se perguntou se existe algum motivo por trás disso? Ou será que essas são as cores preferidas entre os consumidores?

De acordo com o relatório mais recente da PPG, empresa que trabalha no mercado global de tintas automotivas há 135 anos, essas três cores predominantes são vistas nos carros não apenas no Brasil, mas também na região que engloba toda a América do Sul.

Ainda segundo esse relatório, aproximadamente 40% de todos os carros são produzidos brancos. Depois 17% são prateados e 14%, pretos. Contudo, essa porcentagem de veículos pratas pode ser maior se for adicionado o número dos que são fabricados em tons de cinza, que são 16%, o que daria um total de 33%.

Motivo

Novidades automotivas

A preferência pelos tons mais sóbrios pode sim ter uma pequena parcela no motivo para as cores dominarem as ruas brasileiras, mas existem outros motivos para as ruas estarem “invadidas” por carros dessas três cores.

Preço de produção e venda

Segundo Luis Strambi Farina, colorista da PPG, esse é o primeiro motivo que faz com que os consumidores brasileiros prefiram carros dessas três cores. E como eles são de uma paleta de cores sólidas, elas têm um custo de produção menor para as montadoras. Por conta disso, eles são mais baratos para os consumidores.

Melhor para revender

Outro ponto que faz com que os carros brancos, pratas e pretos estejam entre os preferidos é a sua facilidade no momento da revenda do veículo. Isso porque é difícil encontrar alguém que não goste desses tons. Já no caso de veículos com cores muito chamativas, como por exemplo, verde-limão ou laranja, é mais difícil encontrar alguém que também goste da cor.

Oferta maior

Os pontos acima se unem para fazer com que os carros dessas três tenham uma oferta maior no mercado. Outro ponto que justifica a preferência dos brasileiros por veículos brancos, pratas ou pretos.

Discrição

Mais um ponto que dá a preferência por essas três cores é a discrição que elas passam. Pessoas com altos cargos, por exemplo, dificilmente escolhem carros com cores chamativas. Elas preferem os veículos que possam se misturar no meio de todo o trânsito.

Carros de outras cores

Disal consórcio

Mesmo que os carros brancos, pratas e pretos sejam os preferidos nacionalmente, eles não são os únicos que andam pelas ruas. E assim como a escolha dessas cores, a preferência por outras também tem seus motivos.

Depois dessas três cores básicas, os consumidores da América do Sul, incluindo o Brasil, prefere os tons de vermelho, verde e azul. Os carros azuis são procurados por 8% das pessoas, já os vermelhos por 7%. Os verdes, que de acordo com a PPG são associados a uma visão esportiva e revigorante, são procurados por 3% dos consumidores.

Fonte: Canaltech

Imagens: Novidades automotivas, Disal consórcio

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