Por que os planetas são redondos?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      11/11/14 às 16h43

A Terra parece uma grande bola azul, mas isso não é exclusividade dela. Os planetas tem esse formato pela combinação de dois fatores: a força da gravidade e a sua massa. Todos os corpos no espaço se atraem entre si, pela gravidade, que é maior quanto for maior a massa do planeta.

Na Terra, é essa força que faz com que fiquemos no chão e que nos dá impressão de que a Terra é plana. No ínicio quando a Terra tinha pouca massa, ela era disforme, podia ter qualquer formato, simplesmente uma rocha gigante, assim como os outros planetas. Entretanto a atração gravitacional juntou mais massa no planeta, aumentando seu peso.

2

Com o crescimento, a gravidade de um planeta fica tão forte, que tudo é esmagado em direção ao centro e o material que forma o planeta finalmente se distribui em forma de uma bola, uma vez que essa força puxa tudo para o centro.

No entanto, esses corpos celestes dificilmente têm o formato de uma bola perfeita, isso porque o movimento de rotação das estrelas e planetas costuma deformar seus polos. Os asteroides não são muito grandes e, por isso, não são arredondados: eles possuem formatos diversos, como uma batata, por exemplo.

3




Um exemplo para entender isso melhor é observar uma bolha de sabão. Os planetas e as bolhas de sabão são redondos pelo mesmo motivo. A forma esférica é a mais estável da natureza, e por isso as partículas necessitam da menor quantidade de energia para chegar a esse formato.

A esfera é tão estável pelo fato de que todos os pontos da superfície estão na mesma distância do núcleo. Se os planetas não fossem esféricos, a gravidade atuaria de uma maneira muito diferente em certos pontos de sua superfície.

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+