Com o passar do tempo, as ferramentas de inteligência artificial têm chamado atenção do mundo todo. Por mais que elas tragam algumas questões consigo, desde a sua criação, as pessoas parecem estar compreendendo cada vez mais como usá-las. E algo curioso, e que talvez muitas pessoas nem saibam, mas já façam no automático, é a importância de ser educado com o ChatGPT e outras IAs.
Ao que tudo indica, a ciência também colabora com essa ideia de ser educado com esses chatbots. Tanto que estudos recentes mostraram dois benefícios que ser educado com o ChatGPT e outras IAs traz. Foram eles: a melhora significativa da qualidade das respostas e das habilidades de liderança.
Vantagens de ser educado com o ChatGPT e outras IAs
De acordo com estudos recentes, foi visto que tratar cordialmente não é somente uma questão de etiqueta, mas também melhora de forma mensurável o desempenho da IA. Segundo uma pesquisa que analisou o comportamento da IA em inglês, chinês e japonês, foi visto que dar comandos grosseiros tem resultados de menor qualidade, com mais erros e até omissão de informações importantes.
Nesse ponto, os pesquisadores fizeram os testes com variados níveis de cortesia ao pedir várias tarefas. Com isso, eles viram que o comando era dado de forma educada superava o rude e alguns modelos tinham uma queda de 30% em sua performance.
Outro ponto visto foi que diferentes tipos de IAs responderam aos comandos educados de maneiras culturalmente sutis. Isso sugere que, da mesma maneira que nas interações humanas, o contexto cultura importa também para falar com a IA.
Além disso, estudos mostraram quem geralmente consegue ser educado com o ChatGPT e outras IAs tem a tendência a ter uma inteligência emocional a mais nas relações humanas. E isso não é resumido somente em ser educado, mas de reprogramar a estrutura social do cérebro para melhores resultados de liderança.
E as evidências a favor de ser educado com o ChatGPT e outras IAs são convincentes. Visto que as empresas que promovem o respeito nas suas iniciativas de transformação digital veem benefícios mensuráveis na organização como um todo.
Fonte: Forbes
Imagens: EducaAI