Assim como nós, humanos, o planeta Terra também está constantemente em evolução ou retrocesso, infelizmente. Com esse movimento, algumas coisas acabam surgindo e outras sumindo. Além disso, há sempre descobertas sendo feitas, como no caso desse oceano embaixo da crosta terrestre.
De acordo com um artigo científico chamado “Desidratação Derretendo no Topo do Manto Inferior”, que foi publicado na revista Science em 2014, é descrito a descoberta de um reservatório enorme de água que está a 640 quilômetros de profundidade em uma rocha, chamada “Ringwoodita”.
Esse oceano escondido embaixo da crosta terrestre teria sua reserva de água armazenada dentro da rocha, no manto, em um estado parecido com uma esponja. Ou seja, um quarto estado, sem ser líquido, sólido ou gasoso.
Oceano embaixo da crosta terrestre
“Há algo muito especial na estrutura cristalina da Rngwoodite que lhe permite atrair hidrogênio e reter água. Este mineral pode conter muita água sob as condições do manto profundo”, explicou o geofísico Steve Jacobsen, quando o estudo foi publicado.
No artigo, os autores também pontuaram que no caso da rocha ter apenas 1% de água, isso ainda seria o equivalente a três vezes mais substâncias sob a superfície da Terra do que nos oceanos.
Para o estudo, os pesquisadores partiram da análise de terremotos que chamaram atenção para os sismômetros que captavam ondas de choque na superfície da Terra. E isso é o principal indício de que existe água retida na rocha.
“Acho que finalmente estamos vendo evidências de um ciclo de água para toda a Terra, o que pode ajudar a explicar a vasta quantidade de água líquida na superfície do nosso planeta habitável. Os cientistas têm procurado por essa água profunda perdida por décadas”, concluiu Jacobsen.
Fonte: Revista Planeta
Imagens: O Antagonista