Curiosidades

Por que só o leão tem juba?

Leão
0

Ao pensar nos predadores mais majestosos da selva, o leão vem à mente, com o olhar sereno, a força de seus músculos e, principalmente a sua juba. Contudo, a fêmea da espécie, também uma predadora incrível, não possui a mesma característica marcante. Por que?

Por que só o leão têm juba?

O dimorfismo sexual é a diferença perceptível entre as características sexuais secundárias, além da diferença evidente dos órgãos sexuais, entre machos e fêmeas de algumas espécies.

Sendo assim, o dimorfismo sexual em um dos maiores felinos que temos é bastante presente. Isso porque podemos ver como o macho é maior e mais pesado, além de possuir uma juba, em comparação com a fêmea. A juba, de pelos espessos e longos, cobre não só a cabeça como os ombros do leão, uma característica só vista no macho que garante a imponência de rei.

Contudo, a juba não serve apenas para embelezar o animal. Portanto, ela possui uma função muito importante dentro da cadeia alimentar: fazer o leão parecer ser maior que ele realmente é.

Logo, quanto maior a juba do macho, mais grandioso ele parecerá para os outros machos. Isso significa que ele tem mais chances de se tornar o líder do grupo.

Além disso, a juba também ajuda o leão a se poupar de lutas com outros indivíduos da mesma espécie. Isso porque, quanto maior sua juba, maior sua imponência e, consequentemente, menos outros leões buscam brigas.

Sendo assim, quando uma briga começa, a juba também é útil para proteger o pescoço do animal, um ponto fraco que os felinos tendem a atacar. No entanto, a juba deixa o leão menos ágil para a caça, sendo essa atividade mais comum entre as fêmeas.

Existem leoas com jubas?

Por mais que seja raro, existem leoas com jubas. O presidente do grupo conservacionista Panthera, Lucas Hunter, explicou que há duas teorias que explicam a presença da juba entre as fêmeas.

A primeira delas é que o esperma pode ter algum defeito que ocasionou em uma anomalia. Já a segunda, e mais provável, é que o problema pode acontecer se o feto for exposto a altos níveis de hormônios masculinos durante a gestação. Logo, apesar de serem perfeitamente aptas para sobreviver na natureza, as leoas com jubas provavelmente são inférteis.

Diminuição de leões na África

Em 1980, pesquisadores afirmaram ter aproximadamente 76 mil leões no continente africano. Contudo, o número atual caiu para cerca de 35 mil. O motivo para tal diminuição da espécie é a perda de seu habitat natural, falta de alimento e conflitos com humanos, o que inclui a caça e a venda.

Em breve, o leão africano estará na lista de animais ameaçados de extinção caso não haja medidas urgentes conservacionistas de proteção ao felino.

Felinos fundamentais

Como predadores, os leões são de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas. Eles são os únicos animais selvagens que conseguem derrubar grandes herbívoros, como elefantes e girafas.

Isso serve como manutenção do equilíbrio biológico. Afinal, se as populações dos herbívoros gigantes não forem controladas, a quantidade de alimentos disponíveis para todas as populações de animais se torna menor, e isso inclui os humanos.

Os leões também ajudam a manter os rebanhos saudáveis, visto que atacam os animais mais doentes, fracos ou velhos.

Gatos famintos

A alimentação dos leões é composta por animais do tamanho de antílopes e zebras. Além disso, eles são oportunistas, roubando as presas de outros predadores.

Em um único dia, os machos chegam a comer até 36 kg de carne. Por sorte, em áreas secas, os felinos podem passar vários dias sem água, já que obtêm a maior parte da água necessária de suas presas e de plantas.

Fonte: Diário de Bio

O sucesso internacional das novelas brasileiras

Artigo anterior

Entenda o que é “Jamais Vu”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido