Natureza

Por que tantos vulcões estão entrando em erupção?

Vulcões cumbre vieja
0

No último mês, temos visto a erupção do Cumbre Vieja, vulcão localizado na ilha espanhola de La Palma. A erupção na ilha começou no dia 19 de setembro, sendo só uma das mais de 50 erupções que estão acontecendo ao redor do mundo nesse exato momento. Pode parecer que são poucas, mas, até o mês de outubro, 68 erupções em 29 países diferentes foram reportadas.

Em comparação com todo o ano de 2020, isso contabiliza cinco erupções a menos. Dessa forma, vulcões vêm entrando em erupção em vários lugares do planeta. Mas, algumas semanas atrás, o Vulcão do Fogo, na Guatemala, entrou em erupção e o vulcão Etna, na Itália, também entrou em erupção no meio desse ano. Então, você pode estar se perguntando o porquê de tantas erupções estarem acontecendo e se elas estão interligadas.

Os vulcões estão interligados?

Vulcões cumbre vieja

Cumbre Vieja em erupção/Andres Gutierrez/Anadolu Agency/Getty Images

Temos que lembrar que o planeta é como um ovo, ou seja, temos uma casca, que é a crosta terrestre. Assim, a crosta terrestre é a formação dos continentes e a crosta oceânica é o que fica embaixo dos corpos de água que chamamos de oceanos. 

Pode não parecer, mas essa crosta é fina como a casca de um ovo. Quando comparada com as outras camadas da Terra como o manto, núcleo externo e interno, é possível confirmar isso.

O manto, que fica diretamente abaixo da crosta, é formado por magma, que é uma rocha derretida e extremamente quente. É isso que o vulcão expele. Já o núcleo é formado por níquel e ferro, sendo o externo sólido e o interno líquido. 

Então, sabendo disso, é importante lembrar que a crosta não é um ovo perfeito e sim um ovo todo rachado. Dessa forma, essas rachaduras formam o que conhecemos como placas tectônicas. É até possível ver rachaduras entre as placas, como na divisão entre a placa sul-americana e a placa de Nazca. 

As rachaduras da Terra

Placas tectônicas

Reprodução/Science Tech News

Como por baixo da crosta temos magma e a crosta tem rachaduras, é justamente por lá que o magma é expelido, o que incentiva a formação de vulcões. Existem vulcões no mundo inteiro, em todos os continentes e até debaixo d’água, mas os lugares mais comuns de se encontrar vários vulcões é nos encontros de placas tectônicas.

De todos os vulcões do mundo, existem cerca de 1500 potencialmente ativos e isso engloba os que expelem lava e os adormecidos. Desses 1500, cerca de 50 estão ativos neste momento, mas, só alguns são noticiados pelo mundo, já que nem todos são famosos ou expelem muito material. 

Rede de vulcões

Vulcão Arenal inativo

Vulcão Arenal, Costa Rica/Esdelval/Shutterstock

Uma vez que temos conhecimento de que os três vulcões mencionados, na Guatemala, na Ilha Palma e na Itália, estão bem distantes um do outro, será que existe uma ligação entre eles? A verdade é que esses vulcões não estão interconectados.

Então, a única conexão entre eles é que estão sendo alimentados pelo magma do manto. Há conexão entre vulcões próximos, mas não é o caso desses. Então, a erupção desses vulcões não são relacionados e tudo aconteceu por coincidência. 

O Vulcão do Fogo, na Guatemala, cessou sua atividade, porém, não é a primeira vez que ele entra em erupção. Em 2018, ele fez cerca de 200 vítimas. Já o Etna, na Itália, entrou em erupção 50 vezes só esse ano! Por conta de tanto material expelido que se solidificou no topo, o vulcão cresceu aproximadamente 30 metros só em 2021.

Quanto ao Cumbre Vieja, ele ainda está em atividade e quase mil pessoas tiveram que se retirar da Ilha Palma por conta do avanço do material expelido. Por mais que seja assustador, é simplesmente um fenômeno natural que nos mostra o quanto o planeta é inacreditável.

Desenhos animados censurados pelo mundo

Artigo anterior

Relacionamento tóxico: sinais e soluções

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido